Entrevista a José Dias: “A Hiperplasia Benigna da Próstata é uma das causas mais frequentes de noctúria”

16 de Março 2021

Há três grupo de medicamentos para tratar a HBP; dois deles não têm qualquer impacto na noctúria, mas o terceiro grupo, que são os alfa-bloqueantes, em alguns casos, reduzem a frequência das micções de noite. No entanto, essa redução nem sempre é significativa ou suficiente para a pessoa poder ter uma noite de sono mais descansada. É muitas vezes necessário complementarmos o tratamento da próstata com medicamentos que tratam especificamente a noctúria

Existem várias causas para o aparecimento da noctúria, entre elas a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP). Segundo José Dias, Director Clínico do Instituto da Próstata e Urologista do Hospital de Santa Maria, o aumento progressivo da glândula prostática pode dificultar as micções e aumentar a vontade súbita de urinar. Questionado sobre o impacto da terapêutica direcionada à próstata na redução da noctúria, o especialista revela que “nem sempre é significativa ou suficiente para a pessoa poder ter uma noite de sono mais descansada”.

A Hiperplasia Benigna da Próstata carateriza-se pelo aumento do volume da glândula prostática. Quais são as principais causas desta patologia?
A principal causa deve-se ao aumento do número das células prostáticas causado pelas hormonas masculinas, nomeadamente a testosterona. Portanto, um dos fatores mais importantes diz respeito à produção hormonal. O outro está relacionado com a idade. Ou seja, quanto mais avançada a idade, maior o risco de haver este aumento do volume da glândula prostática que condiciona uma compressão da uretra, que atravessa o interior da próstata.

Existem outros fatores, como as dietas ricas em gordura e proteínas, que parecem também aumentar o risco de Hiperplasia Benigna da Próstata.

Como é feito o diagnóstico?
Pode ser feito de duas formas: pelo aparecimento de sintomas, isto é, quando a pessoa apresenta queixas urinárias ou em doentes que mesmo com ausência de sintomas vão ao médico e se constata que têm um aumento do volume da próstata.

Existe alguma relação entre a Hiperplasia Benigna da Próstata e a Noctúria?
Sim, existe. A Hiperplasia Benigna da Póstata é uma das causas mais frequentes de noctúria. Há vários sintomas que a próstata pode causar, como o aumento da frequência das micções, o jacto fraco, o ter de fazer força para urinar, o ficar a gotejar no final da micção e o esvaziamento incompleto da bexiga. Há sintomas da próstata que são muito incomodativos para os doentes, nomeadamente, a vontade súbita para urinar, o aumento das micções diurnas, mas a principal queixa, a que mais perturba o bem-estar é, de facto, a noctúria.

O crescimento da glândula prostática pode bloquear o fluxo da urina. A obstrução prolongada pode enfraquecer a bexiga e causar danos nos rins?
O aumento progressivo da dimensão da próstata vai reduzir o calibre da uretra e, portanto, vai ter uma repercussão sobre o funcionamento da bexiga. A bexiga expele a urina através da uretra e se esta é mais estreita a bexiga vai ter de contrair com mais pressão para expulsar a urina com mais intensidade. Numa fase inicial, o aumento da intensidade da contracção da bexiga consegue compensar essa obstrução, mas ao longo do tempo a bexiga vai perder a sua capacidade funcional, ficando com cada vez mais urina retida. Numa fase mais tardia esse aumento da pressão pode transmitir-se aos rins e causar dilatação destes órgãos e mesmo uma insuficiência renal.

E um doente que faça terapêutica direcionada à próstata, tem menor probabilidade de sofrer de noctúria?
Há alguns medicamentos específicos da próstata que não afetam, não melhoram a noctúria. Há três grupo de medicamentos para tratar a HBP; dois deles não têm qualquer impacto na noctúria, mas o terceiro grupo, que são os alfa-bloqueantes, em alguns casos, reduzem a frequência das micções de noite. No entanto, essa redução nem sempre é significativa ou suficiente para a pessoa poder ter uma noite de sono mais descansada. É muitas vezes necessário complementarmos o tratamento da próstata com medicamentos que tratam especificamente a noctúria.

Tendo em conta que a próstata aumenta conforme o homem envelhece podemos assumir que a HBP é a principal causa da noctúria em idosos?
À partida sim… Mas as mulheres também são atingidas pela noctúria e não têm próstata. Isto significa que a próstata não é a causa exclusiva da noctúria, no homem, mas é provavelmente a causa mais frequente. As consequências do aumento da próstata sobre a bexiga são, sem dúvida, um dos factores desencadeantes e de agravamento deste problema, a nocturia.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights