Vacinados 98% dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais da região de Aveiro

16 de Março 2021

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que gere os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, vacinou já 98% dos seus profissionais, revelou esta terça-feira o conselho de administração.

“A vacinação vem reforçar a segurança na prestação de cuidados, dos doentes e profissionais, não se descurando, contudo, o rigoroso cumprimento das regras sanitárias nas três unidades”, sublinha um comunicado do CHBV, em que é feito um apelo à população para não faltar a consultas ou atos médicos que possam estar agendados.

O conselho de administração revela que desde 29 de dezembro de 2020 até à primeira quinzena de março deste ano, foi possível vacinar “cerca de 98% dos seus profissionais, dos quais 67% se encontram já com o ciclo de vacinação completo e 31% receberam a primeira inoculação da vacina”.

Dos cerca de 50 profissionais não vacinados, 12 não o foram por contraindicações clínicas temporárias, 16 por gravidez, seis porque alegadamente se atrasaram no processo de inscrição e 18 por recusarem a vacina.

Segundo a administração hospitalar, o último caso de infeção de um profissional do CHBV por SARS-coV-2 foi detetado a 26 de fevereiro, num profissional que tinha sido vacinado sete dias antes, mas que esteve sempre assintomático.

O primeiro caso detetado havia sido a 12 de março de 2020, “tendo sido contraído na comunidade”.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.654.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.684 pessoas dos 814.257 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights