Campanha de vacinação na UE não está a falhar, frisa Comissão Europeia

18 de Março 2021

A Comissão Europeia vincou esta quinta-feira que a campanha de vacinação contra a Covid-19 “não está, de todo, a falhar”, apesar dos problemas na produção e entrega de fármacos como da AstraZeneca, cuja utilização foi suspensa nalguns países.

“Quero salientar que a nossa campanha [de vacinação] não está, de todo, a falhar”, disse a comissária da Saúde, Stella Kyriakides, falando num debate por videoconferência no Comité das Regiões sobre a situação da Covid-19.

De acordo com a responsável pela tutela, “até ao dia de hoje, 70 milhões de doses foram distribuídas e 53 milhões de doses foram administradas” na União Europeia (UE).

Este números integram um “portefólio comum de quase 2,6 mil milhões de doses para os cidadãos europeus e para os países terceiros” já assegurado por Bruxelas, acrescentou, numa alusão aos contratos assinados para aquisição das vacinas já aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento contra a Covid-19: BioNTech-Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen (grupo Johnson & Johnson).

“Reconhecemos que tenham ocorrido desafios na produção e na entrega e que, talvez, tenhamos sobrestimado a capacidade da indústria para o cumprir, mas não nos podemos nunca esquecer que mais pessoas estão a ser vacinadas em cada canto da Europa a cada dia”, salientou Stella Kyriakides.

Esta posição surgiu depois de nos últimos dias vários países europeus, incluindo Portugal, terem decidido por precaução suspender a administração da vacina da AstraZeneca após relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos e da morte de pessoas inoculadas com este fármaco.

Para hoje está prevista a divulgações de conclusão da Agência Europeia do Medicamento após investigações a estes casos, depois de o regulador europeu ter garantido não haver provas de aumento de risco de coagulação sanguínea em pessoas vacinadas com este fármaco contra a Covid-19.

Além destes efeitos secundários, a AstraZeneca tem estado na ‘mira’ da Comissão Europeia por demoras na entrega de vacinas à UE e, no fim de semana passado, anunciou novos atrasos, invocando as restrições impostas pela UE à exportação.

Devido a tal cenário, a Comissão Europeia anunciou na terça-feira ter chegado a acordo com a BioNTech-Pfizer para a entrega antecipada de 10 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, que estarão disponíveis já no segundo trimestre.

Na quarta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lamentou que os atrasos na produção e entrega de vacinas da Covid-19 pela farmacêutica AstraZeneca tenham “reduzido a velocidade da campanha de vacinação” na UE.

De acordo com a responsável, a farmacêutica britânica comprometeu-se inicialmente a “fornecer 90 milhões de doses até final do trimestre, mas fez uma primeira redução para 40 milhões e agora a sua projeção é de reduzir para 30 milhões”.

Falando em conferência de imprensa em Bruxelas na quarta-feira, Ursula von der Leyen ameaçou ainda endurecer as condições de exportação de vacinas da Covid-19 para fora da UE se não houver reciprocidade na entrega de vacinas no bloco.

Hoje, neste debate por videoconferência no Comité das Regiões, a comissária da Saúde destacou que o executivo comunitário tem vindo a “adotar decisões cruciais para aumentar a produção, entrega e administração de vacinas na UE”.

“Claro que ainda temos um longo caminho por percorrer, mas estamos determinados em atingir o nosso objetivo, que é dar proteção a todos os nossos cidadãos contra este vírus”, concluiu Stella Kyriakides.

A meta da Comissão Europeia é a de vacinar pelo menos 70% da população adulta da UE até ao final verão, em setembro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights