Pneumologistas contra penalização por recusa da vacina da AstraZeneca

19 de Março 2021

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) manifestou-se esta sexta-feira absolutamente contrária a qualquer medida “de coação e de chantagem” exercida sobre pessoas que recusem a vacina da AstraZeneca, após as suspeitas que levaram à suspensão da vacinação.

Para a SPP, a suspensão da administração desta vacina foi uma decisão precipitada de alguns Estados, nomeadamente Portugal, e as dúvidas da população têm de ser entendidas, depois de um processo em que foram colocadas questões sobre a segurança “induzidas pelas autoridades competentes que agora pretendem efetuar essa coação sobre os cidadãos”.

Defendendo a sensibilização da população para a importância da campanha de vacinação, a sociedade científica afirmou, em comunicado, que acompanhou “com preocupação” a interrupção do processo de vacinação, devido às situações de distúrbios de coagulação ocorridas em pessoas previamente vacinadas com vacinas da AstraZeneca.

“Efetivamente, nunca foi emitida qualquer orientação nesse sentido por parte da organização reguladora europeia (EMA), responsável pela aprovação das vacinas no espaço europeu”, defendeu a SPP, acrescentando que a Organização Mundial da Saúde manteve sempre “a opinião de não haver informações suficientes” sobre a associação das alterações da coagulação sanguínea com a administração daquelas vacinas.

“Num processo profundamente escrutinado e de administração maciça de vacinas é natural que ocorram situações duvidosas, que têm necessariamente de ser avaliadas e abordadas de forma sensata pelos órgãos decisores”, escreveu a SPP no documento.

A SPP subscreve o conceito emitido pela ‘Task Force’ de que “o princípio no processo de vacinação é a não escolha da vacina, porque as vacinas aprovadas são igualmente boas e seguras”, mas não concorda com penalizações no âmbito deste processo.

“Os indivíduos a vacinar nesta primeira fase são aqueles que tem maior risco de, ao serem infetados, desenvolverem doença grave e de maior associação à mortalidade, o que torna esta decisão ainda mais grave e desajustada”, sustenta a Sociedade num parecer hoje divulgado.

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou na quinta-feira que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) esclareceu “todas as dúvidas” sobre a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, considerando-a segura, e pediu a união dos Estados-membros em torno da Comissão Europeia.

De acordo com o coordenador da ‘task force’ do plano de vacinação, Henrique Gouveia e Melo, a suspensão da administração da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, anunciada em 15 de março, deixou por vacinar cerca de 120 mil pessoas.

O jornal Público noticia hoje que quem recusar a vacina da AstraZeneca vai para o fim da lista.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights