Maduro decreta “quarentena radical” na Venezuela até depois da Páscoa

22 de Março 2021

A Venezuela estará em “quarentena radical” até depois da Páscoa, para tentar travar a propagação local da variante do vírus da covid-19 detetada no Brasil, anunciou no domingo o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

“A Semana Santa deste ano será de quarentena radical. Iniciámos duas semanas contínuas de quarentena radical”, disse Maduro numa alocução televisiva.

O anúncio ocorre quando os números oficiais de infetados registam uma subida constante, atribuída à segunda onda da covid-19 no país.

Maduro pediu aos responsáveis pelos programas de prevenção e de atenção médica estatal que “se ativem com força” para travar a expansão do coronavírus.

“Monitorar o cumprimento da quarentena radical, minimizar a mobilidade da população, evitar concentrações massivas de pessoas, reduzir as atividades bancárias, reativar os filtros sanitários em atividades essenciais (alimentação, saúde, telecomunicações), desinfetar áreas de surtos ativos, centros de saúde e hospitais, e higienizar veículos de transporte público”, foram algumas das suas ordens.

Maduro atribuiu o aumento de casos no país à propagação local das variantes P1 (encontrada em Manaus) e P2 (detetada no Rio de Janeiro) e ao relaxamento das medidas de biossegurança pela população.

“Falamos de um coronavírus mais perigoso. A variante brasileira da covid-19 está levando o país ao ponto que se tinha em março de 2020, porque tem uma maior carga viral”, disse.

Segundo Maduro, a “Venezuela enfrenta uma nova ameaça, devido à sua extensa fronteira com o Brasil” e, por isso, a necessidade de reforçar as medidas.

“Essa variante aumentou o número de infeções e também de mortes. Tivemos uma média de quatro mortes por dia e agora são oito mortes por dia, e pode crescer”, disse, alertando que “as variantes do Brasil estão colapsando o sistema de saúde”.

Maduro anunciou que “até novo aviso”, não haverá aulas presenciais na Venezuela.

“Manteremos o sistema educativo através das tele-aulas, de maneira televisiva, pela Internet, por videoconferência”, disse.

Na Venezuela, estão oficialmente confirmados 150.306 casos da covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020.

Há 1.483 mortes associadas ao novo coronavírus e 140.239 pessoas recuperaram da doença.

O país está em estado de alerta desde 12 de fevereiro de 2020, e Nicolás Maduro ordenou um “cerco sanitário” na cidade de Caracas e nos estados de Miranda, La Guaira e Bolívar, devido ao aumento de casos de pessoas infetadas com a variante do novo coronavírus detetada no Brasil.

Segundo a Associação Capital de Clínicas e Hospitais (ACCH), as áreas de hospitalização e isolamento e de terapia intensiva de 11 clínicas privadas da cidade de Caracas estão a registar entre “95% e 100%” de ocupação de pacientes diagnosticados com a covid-19.

Em 06 de março, Nicolás Maduro e a sua mulher, Cília Flores, receberam a primeira dose da vacina russa Sputnik V contra o coronavírus SARS-CoV-2.

A Venezuela recebeu, em 02 de março, meio milhão de doses de vacinas da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm contra a covid-19 e em 13 de fevereiro, recebeu as primeiras 100 mil doses da vacina russa.

Segundo a Academia Nacional de Medicina da Venezuela, o país necessita de 30 milhões de vacinas para imunizar 15 milhões de pessoas, 3,5 milhões de maneira prioritária.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.710.382 mortos no mundo, resultantes de mais de 122,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights