Luís Antunes Cidadão de Portugal

Diz-me tu sapateiro, porque tocas rabecão ou decides sobre vacinas?

03/22/2021

Estava a pensar na hipótese de o Cristiano Ronaldo poder ocupar o lugar de Director do Teatro Nacional de São Carlos, muito pela beleza artística do seu futebol.

Lembrei-me depois do Toy poder ser presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Pescas, a Teresa Guilherme ir para o lugar do Fernando Santos como seleccionador nacional, colocar o Ricardo Araújo Pereira como director do Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica e o Pedro Abrunhosa como presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Meditei muito sobre colocar a Daniela Ruah na direcção do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o Manuel Luis Goucha como director do Instituto Nacional de Estatística e a Cristina Ferreira na frente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

O Instituto Tecnológico e Nuclear passaria a ser dirigido pelo Rui Unas, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos presidido pelo Vasco Palmeirim, deixando o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Pescas ser presidido por Nuno Markl.

Ora fazendo contas, tenho nestas sugestões, onze excelentes, senão os melhores profissionais nas suas áreas de intervenção; deste onze, apenas tenho três mulheres.

Acreditem que não é discriminação de género, pelo que vou já resolver isso, atribuindo à Joana Vasconcelos a presidência da Academia das Ciências de Lisboa, a direcção do Instituto da Água à Júlia Pinheiro e à Ana Garcia Martins a presidência da Academia Portuguesa de História; a Sara Sampaio ficará a presidir a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes e a Filomena Cautela a presidir à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Porquê atribuir estes profissionais a estas instituições? Por razão alguma, apenas porque são dos melhores, provando o seu profissionalismo e conhecimento nas áreas da sua expertise.

Quando ouvi as autoridades políticas portuguesas descartarem a vacina da AstraZeneca, sem explicação alguma, considerando que os cidadãos portugueses são burros para não perceberam por exemplo, o que as autoridades alemãs explicaram, fica-me a dúvida sobre a competência de quem decide estas coisas da ciência.

Ouvir depois alguém que de ciência sabe, vir dizer a plenos pulmões, que a ciência diz que é seguro administrar a vacina gera confusão e desconfiança. Então quem decide sobre ciência não os profissionais da ciência?

No dia 18 de Março, a EMA, Agência Europeia do Medicamento diz que vacina da AstraZeneca é “segura e eficaz”. O presidente do Infarmed diz, a 18 de Março que “os benefícios da vacina são claramente superiores a quaisquer riscos”. A 15 de Março, três dias antes, em conferência de imprensa, informa sobre a suspensão da administração da vacina da AstraZeneca em Portugal, “tendo por base a aplicação do princípio da precaução (não será de preocupação política) e saúde pública. Três pequenos dias que mudam o princípio e até as razões de saúde pública?

Como cidadão que não percebe nada de política nem de saúde, fico confuso.  O que mudou em três dias?

O que é que se passa em Portugal com os políticos?  Porque é que eles querem mandar na ciência?

Então uma decisão política é comunicada por um cientista, quando temos visto as decisões científicas a ser comunicadas por políticos?

A Ministra da Saúde e o 1º Ministro, que comunicam e aparecem na televisão, em cada braço que é picado com qualquer vacina, agora não aparecem a comunicar a decisão política de suspender a vacina, nem dão a cara três dias depois?

Diz-me tu sapateiro, porque tocas rabecão ou decides sobre vacinas?

Estava a pensar colocar o Herman José a presidir à Comissão Nacional Permanente dos Congressos da Estrada…

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights