Investigadores exploram relação entre fatores de risco cardiovascular e mortalidade em doentes hospitalizados com Covid-19

22 de Março 2021

Investigadores alertam para o alto risco da Covid-19 em idosos e diabéticos, numa meta-análise conduzida com o propósito de investigar o peso dos fatores de risco cardiovascular e a taxa de mortalidade em doentes infetados pelo SARS-CoV-2.

Com o objetivo de compreender os efeitos dos fatores de risco cardiovascular, a taxa de mortalidade em doentes com Covid-19 e a relação entre os dois durante a hospitalização, os investigadores analisaram 45 estudos, totalizando 18,300 doentes.

Este estudo alerta para um alto risco de mortalidade entre os doentes hospitalizados com Covid-19, sendo que a doença foi fatal para um em cada oito doentes. O maior risco de morte durante a hospitalização verificou-se nos estudos com alta percentagem de ARDS (acute respiratory distress syndrome), uso de VMI (ventilação mecânica invasiva) e internamento em UCI (unidade de cuidados intensivos).

Para além disso, a idade e a diabetes correlacionaram-se significativamente com a mortalidade intra-hospitalar, assim como a hipertensão; no entanto esta última deixou de se mostrar significativa após ajuste para idade.

O estudo demonstra que a associação entre hipertensão e mortalidade em doentes hospitalizados com Covid-19 reflete largamente a idade avançada destes.

Por seu lado, tabagismo e sexo masculino não mostraram associações significativas a mortalidade.

A estimativa de mortalidade intra-hospitalar foi de 12%, “embora afetada por um alto grau de heterogeneidade entre os estudos” – uma das limitações assumidas pelos investigadores -, lê-se no artigo, que indica também que ARDS foi reportada em 27% dos casos, enquanto a média de doentes internados em UCI foi de 14,6% nos estudos com populações mistas. Dados sobre o cenário clínico foram fornecidos em 19 estudos e sete focaram-se apenas em doentes em UCI.

Já a idade estava disponível em todos os estudos e a diabetes e a hipertensão em 43 e 42, respetivamente.

Os investigadores frisam a importância de, durante a hospitalização, se tomar o máximo cuidado na gestão clínica dos doentes idosos e diabéticos, acrescentando ainda que os diabéticos com Covid-19 enfrentam um risco acrescido de mortalidade em todas as idades, em comparação com os infetados que não têm diabetes.

Este estudo não pretende fornecer uma estimativa exata da mortalidade intra-hospitalar, mas sim explorar a potencial associação entre fatores de risco cardiovascular e mortalidade, esclarecem os investigadores no artigo.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights