Nova Zelândia envia equipamentos de proteção para Timor-Leste

23 de Março 2021

Um Hércules C-130 da Força Aérea da Nova Zelândia transportou esta terça-feira para Timor-Leste mais de 4,8 toneladas de equipamentos de proteção para apoio ao combate à Covid-19 no país.

O embaixador da Nova Zelândia em Díli, Peter Hewitt, disse à Lusa que o apoio foi solicitado pelas autoridades timorenses na semana passada para reforçar as condições das equipas envolvidas na linha da frente do combate à doença.

“Trata-se de apoio no âmbito do Programa de Assistência da Nova Zelândia. Estamos disponíveis para continuar a responder a pedidos adicionais do Governo timorense e a fornecer esta assistência dentro das nossas capacidades”, adiantou.

O apoio é particularmente importante numa altura em que estão a aumentar significativamente o número de casos ativos no país e se multiplicam as ações de testes e rastreio de contactos para tentar conter os vários focos, especialmente em Díli, sublinhou.

“O equipamento permite responder a cerca de 500 casos da Covid-19. São 553 caixas de equipamentos de proteção, incluindo máscaras, luvas, batas”, indicou.

A ministra dos Negócios Estrangeiros timorenses, Adaljiza Magno, agradeceu o apoio neozelandês, sublinhando a assistência que o país tem dado a Timor-Leste desde o período após o referendo de 1999.

Os bens entregues agora somam-se ao apoio de cerca de 1,5 milhões de dólares (1,26 milhões de euros) dados em 2020 pela Nova Zelândia a Timor-Leste em assistência relacionada com a Covid-19.

“O nosso respeito e apreço vai para todos os funcionários dos setores da saúde, da segurança e das infraestruturas, da linha da frente, que estão a trabalhar dia e noite para controlar o contágio da Covid-19”, referiu Hewitt.

“O combate à Covid-19 é um esforço conjunto e a Nova Zelândia e os restantes parceiros de desenvolvimento estão disponíveis para continuar a apoiar Timor-Leste neste momento difícil”, destacou.

Timor-Leste regista atualmente 211 casos ativos, quatro cercas sanitárias em vigor e três municípios com confinamento obrigatório, incluindo a capital, Díli.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.716.035 mortos no mundo, resultantes de mais de 123 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.784 pessoas dos 817.778 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights