Agência europeia reitera segurança da vacina da AstraZeneca e analisa casos de coágulos

25 de Março 2021

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) confirmou esta quinta-feira que a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 é segura e não está associada a problemas de coágulos sanguíneos, mas prossegue avaliação dos casos reportados.

O Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância “confirmou que a vacina não está associada a um aumento do risco geral de coágulos sanguíneos e que os benefícios da vacina no combate à ameaça, ainda generalizada, da covid-19 continuam a superar os riscos dos efeitos secundários”, segundo uma nota de imprensa hoje divulgada.

O comité recomenda, no entanto, que seja incluída mais informação e aconselhamento para os profissionais de saúde e público em geral na bula da vacina em causa.

A EMA destaca, no entanto, que prossegue a avaliação dos casos comunicados de episódios tromboembólicos e, neste contexto, convocou para segunda-feira uma reunião de peritos ‘ad hoc’.

A revisão dos eventos tromboembólicos com a vacina contra a Covid-19 AstraZeneca está a ser realizada no contexto de um sinal de segurança, sob um calendário acelerado.

Um sinal de segurança é informação sobre um evento adverso novo ou incompletamente documentado que é potencialmente causado por um medicamento como uma vacina e que merece uma investigação mais aprofundada.

A recomendação sobre a vacina deverá ser atualizada durante a reunião plenária da EMA, entre 06 e 09 de abril.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights