Brasil investiga grupo responsável por oferta falsa de 200 milhões de vacinas

25 de Março 2021

A Polícia Federal (PF) do Brasil anunciou esta quinta-feira uma operação para desarticular um alegado grupo criminoso que terá oferecido de forma fraudulenta 200 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde do país.

Em comunicado, a PF frisou que a oferta de 200 milhões de doses foi feita por supostos representantes de um grande consórcio farmacêutico que apresentaram credenciais falsas.

O nome do consórcio farmacêutico e dos investigados envolvidos neste caso não foram revelados pela polícia brasileira.

As investigações começaram a partir de uma informação encaminhada pelo próprio Ministério da Saúde à polícia.

Estas informações iniciais apontavam que pelo menos dois homens, através de duas empresas, apresentaram credenciais falsas, afirmando terem exclusividade para a comercialização do lote de 200 milhões de vacinas.

“Além do Ministério da Saúde, identificou-se que a oferta fraudulenta também era feita a outros gestores públicos”, destacou a PF.

Desde o início da manhã, os agentes da polícia cumprem sete mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Os mandados foram expedidos pela Justiça do Distrito Federal.

“Os factos apurados amoldam-se aos crimes de associação criminosa, estelionato em face de entidade pública [crime contra o património], falsificação de documento particular e falsificação de produto destinado a fins medicinais”, concluiu a PF.

Um balanço da vacinação contra a Covid-19 divulgado na quarta-feira pelos principais meios de comunicação social que firmaram um consórcio no Brasil para recolher dados sobre a pandemia divulgou que 13.389.523 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no país. O número representa 6,32% da população brasileira.

Na quarta-feira, o Brasil ultrapassou a marca das 300 mil mortes devido à Covid-19 (300.685).

O país já registou um total para 12.220.011 casos positivos de covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights