Doentes oncológicos ativos querem articulação entre médicos e centros de vacinação

25 de Março 2021

As especificidades dos doentes oncológicos ativos determinam que a sua vacinação contra a Covid-19 seja articulada entre os médicos e os centros de vacinação, defendeu na quarta-feira à Lusa a presidente da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).

Prevista para começar em abril, a vacinação dos “milhares de doentes oncológicos ativos em Portugal”, segundo Isabel Barbosa, tem de ser “muito bem planeada” dada a especificidade dos tratamentos destes doentes”.

“Os doentes estão ansiosos porque tem de haver uma articulação entre os médicos oncologistas e hematologistas que os estão a tratar e os centros de vacinação, porque terá de haver o ‘timing’ certo para a vacina. E isso ainda não foi falado”, lamentou a responsável.

Lembrando que os “doentes oncológicos já vacinados foram os que têm mais de 80 anos, com doença controlada e que não estão a fazer tratamento”, Isabel Barbosa enfatiza que na segunda fase, “em que se diz que os doentes com neoplasias ativas estão incluídos”, terão de ficar salvaguardas várias situações.

“Se os doentes são chamados para a vacinação, eles têm de levar informação sobre se aquela é a altura certa para fazer a vacina”, assinalou, exemplificando com o caso das doenças do sangue.

Segundo a dirigente da APLL, há doentes “que estão a fazer quimioterapia e que, por vezes, o sistema imunológico está debilitado e é preciso saber quanto tempo têm de esperar para fazer a vacina”.

Isabel Barbosa frisou que “nenhum [dos doentes] diz que não quer ser vacinado”.

Neste contexto, disse Isabel Barbosa, a associação propõe que “todos os doentes levem informação do centro hospitalar” onde estão a ser tratados quando forem chamados para a vacinação e também a “criação de novos centros de vacinação nos grandes hospitais para os doentes oncológicos”, embora neste caso admita dificuldades por haver muitos doentes a residir “muito longe dos hospitais”.

A APLL propõe ainda que se “comece a vacinar entre os 40 e os 69, pela idade e não pela doença, ficando os de menos de 40 anos com doença ativa [a ser vacinados] com o resto da população”.

“Estamos a falar de milhares de doentes nesta situação”, acrescentou.

As preocupações manifestadas serão debatidas hoje numa ‘webinar’ dedicada à temática “Vacinação contra a covid-19: Perguntas e respostas dos Doentes Hematológicos/Oncológicos”, promovida pela associação e que decorrerá entre as 18:30 e as 20:00.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights