Nível de risco aumenta em Ponta Delgada e diminui na Lagoa

25 de Março 2021

O concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, passou esta quinta-feira do nível de risco médio para médio alto no contexto da pandemia de Covid-19, enquanto o município da Lagoa passou do nível alto para muito baixo.

De acordo com o boletim de risco semanal, a ilha de São Miguel está ainda com níveis de muito baixo risco nos concelhos do Nordeste e da Povoação, e de baixo risco na Ribeira Grande e em Vila Franca.

Ponta Delgada regista hoje 90 casos positivos ativos, segundo os dados divulgados. Este número é de 124 na totalidade da ilha de São Miguel e há ainda um caso ativo na ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, pelo que o total de casos ativos na região é de 125.

O nível de médio alto risco aplicado agora a Ponta Delgada implica, entre outras medidas, a limitação de ajuntamentos na via pública a um máximo de quatro pessoas (exceto se forem do mesmo agregado) e o fecho da restauração e estabelecimentos similares às 20:00 (com capacidade máxima por mesa de quatro pessoas, exceto no caso de serem do mesmo agregado), podendo funcionar depois, até às 22:00, nas modalidades de entrega ao domicílio e take-away.

A escala de risco utilizada pela Região Autónoma dos Açores tem cinco níveis: muito baixo, baixo, médio, médio alto e alto.

Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago apresentam níveis de risco muito baixo, como na semana passada.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.117 casos positivos de Covid-19 nos Açores, morreram 29 pessoas e recuperaram da doença 3.855 pessoas.

Foram extintas 199 cadeias de transmissão local.

O boletim semanal indica também que até hoje foram realizadas nos Açores 382.020 análises para despiste da Covid-19.

“Desde 31 de dezembro passado e até 19 de março, 37.687 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago (24.591 com a primeira dose, 12,14% da população; 13.096 com a segunda dose, 6,46% da população), no âmbito da primeira fase do Plano Regional de Vacinação”, é referido.

O diretor Regional da Saúde, Berto Cabral, e o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento e Controlo da Pandemia nos Açores, Gustavo Tato Borges, vão anunciar hoje à tarde a atualização da situação epidemiológica na região, bem como anunciar novas medidas de contenção e combate à doença.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights