Hospital de Évora arranca com obras de novo Laboratório de Biologia Molecular

26 de Março 2021

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) arranca, na segunda-feira, com a construção do seu novo Laboratório de Biologia Molecular do Serviço de Patologia Clínica, num investimento próximo dos 422 mil euros, foi esta sexta-feira anunciado.

Segundo o HESE, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, as obras “vão decorrer até ao final de maio, pelo que está previsto que o laboratório comece a funcionar em junho”.

Fonte do HESE contactada pela Lusa revelou que o investimento relativo a esta empreitada ronda os “422 mil euros”, com apoios comunitários, que financiam 85% da empreitada, através do programa operacional regional Alentejo 2020.

Os restantes 15% são assegurados pelo Programa de Financiamento Centralizado do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial do SNS para Diagnóstico de SARS-CoV-2, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, acrescentou o HESE.

O novo equipamento “de estrutura modular” ficará situado na entrada do Edifício do Espírito Santo do hospital de Évora, junto ao Serviço de Anatomia Patológica, indicou a unidade hospitalar.

“Neste local estavam três oliveiras, que foram retiradas esta semana pela Câmara de Évora, que irá transplantá-las” para outro espaço na cidade”, esclareceu o HESE.

O novo espaço do Serviço de Patologia Clínica do Hospital do Espírito Santo vai ter uma área de 168 metros quadrados.

“É de louvar o esforço e o empenho da equipa de Biologia Molecular do HESE que, ao longo deste último ano, realizou cerca de 100 mil testes em instalações de pequena dimensão e pouco funcionais”, realçou a presidente do conselho de administração, Maria Filomena Mendes.

Testes esses que “permitiram garantir os melhores resultados em condições de qualidade e segurança para os profissionais do HESE e para a população da nossa região”, acrescentou.

O Programa de Financiamento Centralizado do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial do SNS para Diagnóstico de SARS-CoV-2 foi aprovado, em agosto do ano passado, pelo Ministério da Saúde.

Segundo o HESE, pretende “garantir e reforçar um sistema de vigilância laboratorial dotado de elevada sensibilidade que permita a identificação rápida de casos e de surtos”.

O objetivo passa por “detetar e investigar, precocemente, todos os casos suspeitos de doença covid-19, com uma ação, determinada e eficaz, de contenção para interromper as cadeias de transmissão e limitar a transmissão comunitária”.

“O HESE concorreu a este programa e obteve o financiamento para aumentar e desenvolver o Laboratório de Biologia Molecular com o intuito de aumentar a capacidade de testagem”, explicou.

Trata-se de um “aumento de capacidade” que “é fundamental para o acompanhamento da situação epidemiológica local e regional no pós-confinamento e nos próximos meses e anos”, vincou o HESE.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights