Kremlin rejeita que Rússia e China usem vacina como propaganda

26 de Março 2021

O porta-voz do Kremlin rejeitou esta sexta-feira as acusações do ministro francês dos Negócios Estrangeiros, garantindo que nem a Rússia nem a China usam as suas vacinas anti-Covid-19 como “ferramenta de influência” internacional ou propaganda política.

“Discordamos em absoluto [das acusações] de que a Rússia e a China estão a usar a pandemia do coronavírus e o problema das vacinas como ferramentas de influência”, disse Dmitry Peskov.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Jean-Yves Le Drian, acusou, em entrevista hoje emitida pela rádio France Info, a Rússia e a China de fazerem propaganda política.

“Da forma como está a ser gerida, [a vacina russa] é mais um meio de propaganda e diplomacia agressiva do que um meio de solidariedade e ajuda à saúde”, afirmou, em declarações à rádio France Info.

“A Rússia anunciou, num ambiente muito mediático, que daria 30 mil doses aos tunisinos – muito bem Sputnik!”, referiu, com ironia, o ministro francês, sublinhando que o programa internacional de ajuda aos países menos desenvolvidos, o Covax, “já entregou 100.000 doses e vai entregar mais 400.000 até maio”.

“Este é um verdadeiro trabalho de solidariedade, é a verdadeira cooperação sanitária”, defendeu.

O chefe da diplomacia francesa apontou ainda a China como país que prefere usar a vacina para ganhar uma guerra de influências do que para proteger a sua população.

Quando a China anunciou “ter entregado 200.000 doses” ao Senegal, a Covax “já tinha entregado” o dobro, apontou Jean-Yves Le Drian.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights