Brasil tem dia mais trágico da pandemia ao somar 3.650 mortos em 24 horas

27 de Março 2021

O Brasil registou esta sexta-feira o recorde trágico de 3.650 vidas perdidas devido à Covid-19 em 24 horas, totalizando 307.112 óbitos desde o início da pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde.

Na última terça-feira, o Brasil ultrapassou, pela primeira vez, as três mil vítimas mortais (3.251), marca que foi hoje superada, 13 meses após o primeiro caso do novo coronavírus ter sido registado em solo brasileiro.

O Brasil, que atravessa o seu momento mais critico da pandemia, foi hoje, tal como tem ocorrido nas últimas semanas, o país que mais vítimas mortais somou nas últimas 24 horas em todo o mundo, bem acima dos Estados Unidos.

Em relação ao número de infetados, o total subiu hoje para 12.404.414, após as autoridades de saúde terem contabilizado 84.245 diagnósticos positivos, de acordo com o último boletim epidemiológico da pasta da Saúde.

Contudo, os números totais podem ser ainda superiores, uma vez que o Estado do Ceará não inseriu os seus dados devido a problemas técnicos.

A taxa de incidência da doença no país é agora de 146 mortes e 5.903 casos por 100 mil habitantes, numa nação com uma população estimada em 212 milhões de habitantes.

São Paulo, foco da pandemia no Brasil, registou esta sexta-feira um novo recorde de mortes, chegando às 1.193 vítimas mortais em apenas 24 horas, além de 21.489 novos casos.

Há três dias, aquela que é a unidade federativa mais rica e populosa do país, havia ultrapassado, pela primeira vez, os mil óbitos num só dia (1.021). No total, São Paulo concentra 2.392.374 infeções e 70.696 mortos devido à Covid-19.

Para tentar travar a disseminação do vírus, a prefeitura de São Paulo e o Estado do Rio de Janeiro iniciaram ontem um período de feriados antecipados, que durará dez dias, e que tem como objetivo diminuir a circulação de pessoas.

Em ambos os casos, o período de feriados antecipados será acompanhado de medidas restritivas, como recolher obrigatório e encerramento do comércio.

No momento em que o Brasil enfrenta um colapso hospitalar devido ao agravamento da pandemia, foram ontem anunciadas novas vacinas de produção nacional no país sul-americano.

O Governo brasileiro anunciou hoje que três potenciais vacinas locais contra a Covid-19 avançaram “na fase de pré-testes” e, uma delas, entrou com um pedido de autorização no órgão regulador para testagem em voluntários.

O anúncio feito pelo Governo Federal, presidido por Jair Bolsonaro, surge apenas algumas horas após o executivo de São Paulo, governado por João Doria, rival político do chefe de Estado, ter anunciado a Butanvac, uma vacina própria, desenvolvida localmente pelo Instituto Butantan.

Contudo, todos os imunizantes anunciados demorarão vários meses até estarem disponíveis.

Ao comentar o processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, que segue a um ritmo lento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu esta sexta-feira aos brasileiros se unam numa “pátria de máscaras” para diminuir a circulação do vírus.

O ministro declarou ainda que as máscaras têm um “poder de bloquear” o vírus “tão grande quanto a campanha de vacinação”, num momento em que parte da população não tem cumprido medidas de isolamento social decretadas por governados e prefeitos.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.756.395 mortos no mundo, resultantes de mais de 125,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights