Mortes no lar açoriano do Nordeste investigadas pelo Ministério Público

30 de Março 2021

O Ministério Público está a investigar o surto de Covid-19 ocorrido em 2020 num lar de idosos no Nordeste, em São Miguel, onde ocorreram 12 mortes, confirmou esta terça-feira à Lusa o gabinete da coordenadora da Comarca dos Açores.

Segundo a informação fornecida pelo gabinete de Maria da Conceição Lopes, “confirma-se a instauração, já no decurso de 2021, de um inquérito relacionado com a matéria”, sendo que “o mesmo se encontra em investigação e sujeito a segredo de justiça”.

A informação foi avançada na segunda-feira pelo jornal Diário dos Açores e confirmada no mesmo dia também pela Antena 1/Açores.

A Autoridade de Saúde dos Açores determinou em 05 de maio de 2020 o encerramento do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, no âmbito da pandemia de Covid-19.

No total, naquela estrutura foram registados 50 casos de infeção pelo novo coronavírus, entre utentes e funcionários, e 12 mortes.

Em 06 de junho, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se ao equipamento, tendo elogiado o desempenho dos profissionais de saúde.

Já em 22 de dezembro, o secretário da Saúde do executivo regional que entretanto tomou posse, após as legislativas açorianas (PSD/CDS-PP/PPM), acusou o anterior diretor regional da área e atual deputado do PS Tiago Lopes de ser responsável pela morte dos 12 utentes.

“Lamento que alguém que foi responsável pelas 12 mortes no Nordeste venha agora colocar uma questão isolada nos termos em que colocou”, afirmou Clélio Meneses, ouvido pela Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa, na sequência de um requerimento do PS sobre questões relacionadas com a Covid-19.

O governante reagia a uma questão de Tiago Lopes, anterior responsável pela Autoridade de Saúde Regional, sobre o óbito de uma jovem na vila de Rabo de Peixe. Contudo, o antigo diretor regional da Saúde não respondeu à acusação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Antiviral oral previne morte pelo vírus Ébola em macacos infetados

Macacos infetados com o vírus Ébola foram tratados com um medicamento antiviral administrado por via oral, um avanço que pode abrir caminho para tratamentos mais práticos e acessíveis aos humanos, segundo um novo estudo norte-americano publicado na sexta-feira.

ULS Braga celebra um ano com mais de 1 milhão de consultas e rastreios oncológicos exemplares

No primeiro ano de integração dos Cuidados de Saúde Primários na ULS Braga, mais de 1 milhão de consultas foram realizadas, 60 mil visitas domiciliárias efetuadas e 219 mil vacinas administradas. A ULS Braga superou as médias nacionais nos rastreios oncológicos, destacando-se como um modelo de excelência e proximidade na prestação de cuidados de saúde.

Papa com saúde estável e recupera “pouco a pouco”

O Papa Francisco apresenta um quadro clínico “estável” e recupera “pouco a pouco”, segundo fontes do Vaticano, quando passam 29 dias do internamento do líder religioso no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights