Município e Hospital de Cantanhede cooperam para ajudar pessoas com incapacidade

30 de Março 2021

O Município de Cantanhede e o Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) formalizaram dois protocolos para fomentarem o “apoio do cuidador informal” e para “potenciar recursos” para apoiar pessoas com incapacidade, foi esta terça-feira anunciado.

Os protocolos foram assinados pela presidente de Câmara, Helena Teodósio, e pela presidente do Conselho de Administração do HAJC, Diana Breda, no âmbito do projeto ’Cuidln’.

O projeto ’Cuidln’ consiste em “apoiar e zelar os cuidadores informais através de uma rede integrada de capacitação e qualificação de quem desempenha essa função”, lê-se em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

No caso do concelho de Cantanhede, a iniciativa direciona-se com ações para 450 pessoas que “têm alguém em situação de dependência a seu cargo”.

Uma das iniciativas pretende articular a ação dos cuidadores informais com a equipa multidisciplinar de cuidados paliativos do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), estando prevista a criação de um gabinete do cuidador informal do doente paliativo.

Fica a cargo do município de Cantanhede autorizar “a cedência dos dados pessoais e que conhecem a finalidade e o âmbito daquela cedência”, estando o hospital responsável pela “dinamização de atividades e intervenções” por parte da equipa em colaboração com a rede de apoio, com o intuito de dar “resposta mais adequada às necessidades de cada caso”, explica a mesma nota.

A outra iniciativa pretende criar condições à “rentabilização de Produtos de Apoio (PA), ou seja, instrumentos e dispositivos fundamentais para a promoção e compensação ou atenuação das limitações funcionais e restrições das pessoas com deficiência e/ou incapacidades, cuja gestão é coordenada pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR)”, esclarece aquele município do distrito de Coimbra.

Neste caso, o HAJC cede ao município Produtos de Apoio (AP), que não estão a ser usados no hospital, para serem entregues a pessoas que comprovem, “mediante declaração médica, serem portadoras de deficiência e/ou incapacidades”.

Cabe ainda ao município de Cantanhede, para além da entrega dos produtos, higienizá-los e proceder à sua manutenção, assumindo os encargos financeiros.

Este processo será em colaboração com o HAJC, o Centro de Saúde de Cantanhede e a Segurança Social.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights