Serviço Regional de Saúde dos Açores com investimento de 500 ME em 2021

30 de Março 2021

O secretário da Saúde e Desporto do Governo dos Açores disse esta terça-feira que o valor previsto para o Serviço Regional de Saúde (SRS) no Plano e Orçamento da região para 2021 é de 500 milhões de euros.

“Em termos de verbas, algo que é sempre muito esperado que se identifique nesses debates e análises, em termos de Plano e Orçamento para o SRS temos previsto cerca de 500 milhões de euros. É o montante que está previsto para 2021, cerca de 500 milhões de euros”, reforçou Clélio Meneses.

O governante com a tutela da Saúde no governo de coligação PSD/CDS/PPM falava hoje na Assembleia Regional, na cidade da Horta, ilha do Faial, na comissão de Assuntos Sociais.

Clélio Meneses realçou que o investimento para a saúde em 2021 na região representa um acréscimo de 13,67% face ao ano anterior, quando foram executados 437 milhões de euros.

Ao nível da direção regional da Saúde, Clélio Meneses avançou que serão executados 7,8 milhões, quando em 2021 esse valor foi de 2,6 milhões.

O secretário regional ressalvou, contudo, que o atual executivo, ao contrário do anterior, passou alguns valores do Plano para o Orçamento, porque entendeu tratarem-se de despesas correntes.

Clélio Meneses apontou ainda o “combate ao subfinanciamento crónico” e às dívidas do SRS como “algo prioritário na ação do Governo Regional” e destacou que o atual executivo pretende “dar início a um processo de inversão de prioridades na área da saúde” que passa pela aposta na “prevenção e nos cuidados primários”.

Durante a audição, o deputado do Chega José Pacheco salientou a importância da requalificação dos espaços para a prática desportiva e da efetivação da estratégia de combate à toxicodependência.

A social-democrata Ana Quental falou ainda da importância da regularização do pessoal médico e da “estabilidade das equipas”, levando Clélio Meneses a referir que está a ser feito um “levantamento das necessidades permanentes” no setor da saúde.

Pelo PAN, o parlamentar Pedro Neves considerou “extremamente importante” a criação de incentivos para a fixação de médicos em todas as ilhas dos Açores, com “especial atenção” para as ilhas menos populosas.

Catarina Cabeceiras, do CDS-PP, enalteceu o reforço do investimento no SRS e questionou o governante sobre o processo de requalificação do centro de saúde das Velas, em São Jorge.

Em resposta, Clélio Meneses afirmou que o processo se encontra na “fase final de alteração do projeto”, já que teve de ser reformulado.

O deputado socialista Vílson Ponte Gomes realçou a importância do investimento na atividade associativa no desporto e dos apoios à participação dos clubes nas diferentes provas competitivas.

Durante esta semana decorrem, na cidade da Horta, as audições aos membros do Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM (e apoio parlamentar do Chega e Iniciativa Liberal) no âmbito do Plano e Orçamento da região para 2021.

A proposta de Orçamento dos Açores para este ano é de cerca de 1.900 milhões de euros, dos quais 165,7 milhões destinados ao transporte aéreo e à reestruturação da SATA.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights