Cabo Verde com 130 infetados e dois mortos em 24 horas

2 de Abril 2021

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 130 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e dois mortos, elevando para 17.717 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.061 amostras desde quinta-feira – um dos valores diários mais elevados desde o início da pandemia -, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 68 infetados (em 332 amostras) com o vírus que provoca a covid-19, contando agora com 585 casos ativos, além de um óbito por complicações associadas à doença registado nas últimas 24 horas.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (dois), São Salvador do Mundo (dois) e São Domingos (um).

O registo de 130 casos hoje sucede a um recorde de 191 novos infetados em todo o arquipélago na quarta-feira, que foi o maior desde o início da pandemia em Cabo Verde, muito acima do máximo anterior de 159 casos, em 11 de outubro de 2020.

Devido ao aumento do número de casos na última semana, sobretudo na Praia, o Governo cabo-verdiano anunciou um reforço, a partir de hoje, da fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção para travar a transmissão da covid-19, nomeadamente de aglomerações nas praias, festas privadas e uso de máscaras.

Ainda segundo os dados de hoje do Ministério da Saúde, na ilha do Sal, novo foco da pandemia no arquipélago, foram confirmados mais 28 infetados (em 293 amostras) nas últimas 24 horas, passando a 227 casos ativos.

Foram ainda registados casos de covid-19 nas ilhas de São Vicente (14), Boa Vista (11 e um morto) e Santo Antão (quatro).

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença 58 infetados, subindo para 171 o acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19 e cinco por causas externas.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 17.717 casos do novo coronavírus, desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro infetado no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista hoje 1.135 casos ativos de infeção e soma 16.398 considerados recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.829.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 129,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights