Abbas desloca-se à Alemanha para exames médicos, indica fonte palestiniana

5 de Abril 2021

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, 86 anos, está esta segunda-feira a caminho da Alemanha, onde vai realizar exames médicos “de rotina” e encontrar-se com a chanceler Angela Merkel, indicou uma fonte do seu gabinete.

“Abbas deixou o seu quartel-general em Ramallah, na Cisjordânia, a bordo de um helicóptero jordano”, que o veio buscar, e voará da Jordânia para a Alemanha, disse a mesma fonte que não quis ser identificada à agência France-Presse.

Na Alemanha, onde ficará três dias, o presidente da Autoridade Palestiniana “encontrar-se-á com a chanceler Merkel e realizará exames médicos de rotina”, adiantou, sem mais pormenores.

Fumador inveterado com um histórico de problemas cardíacos, Abbas esteve hospitalizado em 2018 em Ramallah durante mais de uma semana com uma pneumonia.

Nos últimos dias participou em eventos públicos e não havia indícios de que estivesse doente. O dirigente palestiniano recebeu a primeira dose de uma vacina contra o coronavírus no mês passado.

A deslocação é anunciada numa altura em que Abbas se encontra fragilizado no plano político.

O responsável decretou em janeiro eleições nos territórios palestinianos, as primeiras desde 2016, tendo marcado legislativas para 22 de maio e presidenciais para 31 de julho.

A popularidade de Abbas tem vindo a descer nas sondagens, que colocam o seu rival Marwan Barghouti, alto quadro da Fatah preso em Israel, e Ismail Haniyeh, líder do partido islâmico Hamas, como as personalidades com maior probabilidade de vencer os escrutínios.

O seu partido laico, a Fatah, está dividido. Nasser Quidwa, sobrinho do líder histórico palestiniano Yasser Arafat, foi excluído do partido por ter criticado a classe dirigente, mas candidatou-se às legislativas com o apoio de Barghouti.

A comissão eleitoral aprovou 36 listas para as legislativas e deve anunciar a sua composição na terça-feira.

Abbas assumiu a presidência interina da Autoridade Palestiniana após a morte de Arafat em 2004 e foi eleito para um mandato de quatro anos no ano seguinte, mantendo-se em funções desde então. Nunca escolheu um sucessor.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

Resistência aos antibióticos causa 35 mil mortes anuais na Europa

A resistência aos antibióticos é responsável por mais de 35 mil mortes por ano na União Europeia e no Espaço Económico Europeu, segundo estimativas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Este fenómeno continua a aumentar, representando um grave desafio para a saúde pública na Europa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights