Abbas desloca-se à Alemanha para exames médicos, indica fonte palestiniana

5 de Abril 2021

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, 86 anos, está esta segunda-feira a caminho da Alemanha, onde vai realizar exames médicos “de rotina” e encontrar-se com a chanceler Angela Merkel, indicou uma fonte do seu gabinete.

“Abbas deixou o seu quartel-general em Ramallah, na Cisjordânia, a bordo de um helicóptero jordano”, que o veio buscar, e voará da Jordânia para a Alemanha, disse a mesma fonte que não quis ser identificada à agência France-Presse.

Na Alemanha, onde ficará três dias, o presidente da Autoridade Palestiniana “encontrar-se-á com a chanceler Merkel e realizará exames médicos de rotina”, adiantou, sem mais pormenores.

Fumador inveterado com um histórico de problemas cardíacos, Abbas esteve hospitalizado em 2018 em Ramallah durante mais de uma semana com uma pneumonia.

Nos últimos dias participou em eventos públicos e não havia indícios de que estivesse doente. O dirigente palestiniano recebeu a primeira dose de uma vacina contra o coronavírus no mês passado.

A deslocação é anunciada numa altura em que Abbas se encontra fragilizado no plano político.

O responsável decretou em janeiro eleições nos territórios palestinianos, as primeiras desde 2016, tendo marcado legislativas para 22 de maio e presidenciais para 31 de julho.

A popularidade de Abbas tem vindo a descer nas sondagens, que colocam o seu rival Marwan Barghouti, alto quadro da Fatah preso em Israel, e Ismail Haniyeh, líder do partido islâmico Hamas, como as personalidades com maior probabilidade de vencer os escrutínios.

O seu partido laico, a Fatah, está dividido. Nasser Quidwa, sobrinho do líder histórico palestiniano Yasser Arafat, foi excluído do partido por ter criticado a classe dirigente, mas candidatou-se às legislativas com o apoio de Barghouti.

A comissão eleitoral aprovou 36 listas para as legislativas e deve anunciar a sua composição na terça-feira.

Abbas assumiu a presidência interina da Autoridade Palestiniana após a morte de Arafat em 2004 e foi eleito para um mandato de quatro anos no ano seguinte, mantendo-se em funções desde então. Nunca escolheu um sucessor.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a direção executiva.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights