Oliveira do Bairro terminou testagem a alunos com zero casos positivos

5 de Abril 2021

O município de Oliveira do Bairro concluiu a primeira fase da testagem a todas as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo com zero casos positivos de Covid-19, anunciou esta segunda-feira a autarquia.

A testagem no concelho de Oliveira do Bairro começou no dia 23 de março e contou numa primeira fase com 1.350 testes rápidos de saliva a todas as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo.

Nesta primeira fase todos os testados “revelaram resultados negativos à covid-19”, anunciou aquele município do distrito de Aveiro, em nota de imprensa.

A segunda fase de testagem, destinada ao 2.º e 3.º ciclos, acontece após a Páscoa, no âmbito da estratégia de desconfinamento anunciada pelo Governo.

Apesar de o Governo assegurar a realização dos testes rápidos de antigénio aos alunos do ensino secundário, a autarquia considera que é “importante que todas as crianças do concelho sejam testadas”.

“O desconfinamento seguro e eficaz é aquele que é acompanhado de uma testagem massiva, permitindo-nos evitar focos de contágio e quebrar cadeias de infeção, justificando plenamente este investimento de 45 mil euros em testagem na reabertura das escolas”, disse o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, citado no comunicado.

A autarquia escolheu “apostar nos testes de saliva” por se tratar de um “processo não invasivo” para as crianças do pré-escolar ao 3.º ciclo.

Por ser uma “boa solução de testagem, a qual já se encontra registada” pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), a câmara considerou “fundamental” testar os alunos para que “todos se sintam seguros”, lê-se na mesma nota.

“No concelho de Oliveira do Bairro não deixamos ninguém para trás e, à semelhança das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, também as restantes do 2.º e 3.º ciclo serão testadas no momento em que regressarem à escola”, concluiu o autarca.

A vereadora da Educação e Saúde, Liliana Ana Águas, também citada no comunicado, indicou que “sempre que necessário” as crianças voltam a ser testadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights