Ordem dos Psicólogos lança site com 500 recursos para informar sobre saúde mental

7 de Abril 2021

A Ordem dos Psicólogos lançou esta quarta-feira, Dia Mundial da Saúde, um 'site' com informação, em vários formatos, e uma assistente virtual para informar a população sobre saúde mental.

O espaço ‘online’ – eusinto.me -, construído durante cerca de seis meses e tornado público hoje pela Ordem dos Psicólogos, reúne informações e recursos publicados antes e durante a pandemia de diversas áreas, baseados em evidências científicas da psicologia, e estão acessíveis a todos gratuitamente.

De acordo com declarações prestadas hoje à Lusa pelo bastonário da Ordem dos Psicólogos (OP), Francisco Miranda Rodrigues, na área da saúde mental, a dimensão preventiva “é muito importante” e a pandemia criou visibilidade e a possibilidade de explicar muitas coisas no espaço público com informação fidedigna da psicologia.

Nesse sentido, a plataforma, criada para difundir conhecimentos da psicologia, foi motivada essencialmente por duas situações acentuadas pela pandemia: as desigualdades na saúde mental a nível dos acessos e a falta de literacia em saúde.

“O projeto vem na sequência do trabalho que temos vindo a fazer particularmente agora na pandemia. Reúne a maior parte das informações que temos vindo a produzir para que possa apoiar a construção de literacia, porque informação não é igual a literacia. Podemos ter informação, mas se as pessoas não a compreenderem, não há literacia”, afirmou.

O portal além de recursos sobre os problemas psicológicos e os impactos da covid-19, tem partes dirigidas a profissionais de saúde, da comunicação social, da política e as informações contam com o apoio de uma assistente virtual – a “Ana” -, que permite ao utilizador pesquisar sobre o seu estado mental e receber indicações para os materiais específicos à situação reportada disponíveis no portal.

“A Ana tenta orientar as pessoas na procura, porque o ‘site’ tem muita informação. Este ‘site’ acaba também por ser agregador de outros que já tínhamos construído no passado associados a campanhas, como o encontreumasaida.pt, o escolasaudavelmente.pt” ou o maisprodutividade.org”, esclareceu o responsável.

A documentação disponível na plataforma virtual está ilustrada e há também materiais com vídeos produzidos pela OP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fecho de Urgência de Castro Verde preocupam autarcas

Os autarcas dos cinco concelhos servidos pelo Serviço de Urgência Básica de Castro Verde estão preocupados com os possíveis dias de fecho do equipamento por falta de médicos, enquanto a CDU convocou uma concentração de protesto para sábado.

PS critica corte significativo no orçamento para a ciência

O secretário-geral do PS considerou hoje que o “corte significativo” no orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é “um sinal muito negativo” num país “onde o Estado deve ser um parceiro do desenvolvimento económico português”.

Surto de língua azul já provocou prejuízos de 6 ME

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirmou hoje que o surto de língua azul se agravou, com prejuízos acima de seis milhões de euros e sem capacidade para recolher os animais mortos devido à doença.

MAIS LIDAS

Share This