Segunda vacina russa tem 94% de eficácia, afirma diretor de laboratório

7 de Abril 2021

A segunda vacina russa contra a Covid-19, EpiVacCorona, tem uma eficácia de 94% em idosos e confere imunidade durante pelo menos um ano, afirmou esta quarta-feira o diretor do laboratório que a desenvolveu.

O diretor do Véktor, Alexandr Semiónov, declarou à rádio Vesti FM que “o uso da vacina gera anticorpos eficazes em 94% dos casos e protege de doença Covid-19 grave”.

A agência russa de defesa dos consumidores, Rospotrebnadozr, que atua como regulador no setor da saúde, acrescentou que os testes clínicos foram feitos com pessoas com mais de 60 anos.

Semiónov indicou que a vacina “funciona contra todas as variantes conhecidas”, nomeando as que foram descobertas no Reino Unido, na América do Sul e na África do Sul e salientou que a EpiVacCorona pode ser rapidamente modificada para se adequar a novas variantes do SARS-CoV-2 que apareçam.

Apontou que a imunidade dura um ano e que “em teoria poderá durar dois”, ressalvando que não podem confirmar uma previsão oficial porque “ainda passou pouco tempo” e a vacina se encontra na terceira fase dos ensaios clínicos.

A segunda vacina registada na Rússia, depois da Sputnik V, toma-se em duas doses e gera anticorpos 42 dias após a primeira injeção.

O diretor do laboratório Véktor afirmou que durante o mês de abril serão produzidas 1,5 milhões de doses da EpiVacCorona e que em maio e junho o ritmo acelerará para 03 e 05 milhões de doses.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre novo hospital no Barreiro

O Hospital CUF Barreiro abre as portas em 2028, com um investimento de 55 milhões de euros. Vai aumentar o acesso a cuidados de saúde diferenciados na região e criar mais de 300 postos de trabalho.

KIMMTRAK aprovado em Portugal para tratamento de melanoma uveal

A Immunocore anuncia a aprovação do financiamento público de KIMMTRAK (tebentafusp) em Portugal para o tratamento de adultos com melanoma uveal irressecável ou metastático, positivos para HLA-A*02:01. Este medicamento é a primeira opção terapêutica aprovada para esta condição rara e agressiva.

Caminhada solidária em cascais alerta para o mieloma múltiplo

No dia 29 de março, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia organiza a 1ª Caminhada pelo Mieloma Múltiplo em Cascais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre esta doença silenciosa e promover um estilo de vida saudável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 25 de março.

Papilocare®: Nova Esperança no Combate ao HPV

No Dia Mundial da Prevenção do Cancro do Colo do Útero, a Procare Health apresentou resultados do estudo Paloma 2, confirmando a eficácia do gel vaginal Papilocare® em eliminar o HPV e regredir lesões cervicais de baixo grau.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights