O evento titulado “Juntos pelo HPV – Questões práticas sobre prevenção”, agendado para dia 14 de abril, às 21h00, irá focar-se no panorama atual da vacinação contra o HPV e na importância fulcral do Profissional de Saúde na gestão da prevenção deste vírus, em particular na atual conjuntura pandémica.

Neste sentido, os temas abordados na sessão serão sobre: “Recomendações SPG – Consenso Nacional sobre vacinas contra HPV”, “Esquemas de vacinação em atraso – Como proceder?” e “Qual o papel do profissional de saúde na aceitabilidade da vacinação para o HPV?”.

O webinar contará com a participação de Daniel Pereira da Silva, Ginecologista no Hospital CUF Coimbra e membro do Instituto Médico de Coimbra e  Amália Pacheco, Coordenadora da Unidade de Patologia do Trato Genital Inferior, Colposcopia Laser, no Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Segundo a MSD o Vírus do Papiloma Humano continua a ser o vírus de transmissão sexual mais comum, estando na origem de vários tipos de cancro. O HPV “é responsável por 5% de todos os cancros a nível mundial e 10% dos cancros que afetam as mulheres”.

A farmacêutica revela que a vacinação constitui uma das principais formas de prevenção. No entanto, admite que persistem questões práticas ligadas à sua recomendação e administração (entre as quais se existem grupos de risco, qual o limite de idade para a recomendação da vacina e o que fazer quando o esquema de vacinação foi interrompido devido à pandemia).

No final do webinar está previsto espaço para os participantes colocarem questões.

Os profissionais de saúde interessados devem inscrever-se até dia 14 de abril Aqui.

A sessão ficará disponível para assistir em diferido nas 48 horas seguintes ao fim do evento.

PR/HN/Vaishaly Camões

Share This