“Nomadland” de Chloé Zhao vence melhor filme nos prémios do Sindicato de Realizadores

11 de Abril 2021

O filme "Nomadland", de Chloé Zhao, venceu, no sábado, o prémio de melhor longa-metragem nos prémios do Sindicato dos Realizadores da América (DGA, na sigla inglesa), na última grande cerimónia antes do Óscares.

A realizadora, que foi a segunda mulher a vencer aquele prémio, dedicou o discurso de vitória aos colegas nomeados: “Quero agradecer-vos por me ensinarem tanto e por me apoiarem. Vocês tornaram esta viagem muito mais especial”, disse a realizadora de 39 anos.

Até agora, apenas uma mulher tinha ganhado o troféu de melhor longa-metragem nos prémios da DGA: Kathryn Bigelow, em 2009, por “Estado de guerra”.

Também indicados na categoria principal foram os realizadores David Fincher (“Mank”), Emerald Fennell (“Promising Young Woman”) e Lee Isaac Chung (“Minari”).

A obra de Chloé Zhao é considerada a grande favorita aos Óscares deste ano.

Chloé Zhao, natural de Pequim, disse que espera que através do seu filme os espectadores possam “experimentar a vida de pessoas que podem ver como o outro e assim sentirem-se menos solitários”.

Segundo a realizadora, o filme serviu também como “uma saída e um remédio para a sua solidão muito intensa”.

“Sound of Metal”, de Darius Marder, conquistou o prémio de melhor estreia na realização, enquanto, no campo da televisão, foi premiada a realização da série “Gambito de Dama”, de Scott Frank.

“Nomadland – Sobreviver na América”, terceira longa-metragem de Chloé Zhao, acompanha Fern (a atriz Frances McDormand), uma mulher que decide abandonar a vida convencional na cidade, atingida por uma crise económica, para ser nómada, numa carrinha.

O filme, que obteve os Globos de Ouro de melhor drama e melhor realização, está indicado ainda para os BAFTA (que terminam hoje a entrega dos galardões deste ano, distribuída em dois dias devido à pandemia de covid-19) de melhor fotografia, argumento adaptado e atriz principal, entre outros.

Se no ano passado a DGA preferiu Sam Mendes (“1917”) a Bong Joon-ho (“Parasitas”), os galardões do sindicato previram corretamente o vencedor dos Óscares nos seis anos anteriores.

Embora menos importantes que os Globos de Ouro e que os SAG, os prémios da DGA são mais antigos e seus 18.000 eleitores, incluindo os melhores realizadores do setor, oferecem um reconhecimento de prestígio.

Tratou-se da 73.ª edição dos prémio DGA.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights