Segunda morte em Timor-Leste desde início da pandemia e mais 29 infetados

12 de Abril 2021

As autoridades timorenses registaram hoje 29 casos de infeções com SARS COV 2, incluindo o segundo óbito desde o início da pandemia, com o número de casos ativos a permanecer […]

As autoridades timorenses registaram hoje 29 casos de infeções com SARS COV 2, incluindo o segundo óbito desde o início da pandemia, com o número de casos ativos a permanecer igual, dado o mesmo número de pacientes recuperados.

Em comunicado, o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) disse que nas últimas 24 horas foram registados 15 casos em Díli, um deles o óbito, 11 casos em Cova Lima, dois em Manatuto, e um em Bobonaro.

Segundo o comunicado, nas últimas 24 horas houve 29 pacientes que recuperaram, pelo que o número de casos ativos é agora de 544.

A maioria dos casos positivos estão assintomáticos, havendo seis com sintomas de covid-19.

Os casos registados hoje fizeram aumentar para 837 o número de casos detetados em Díli desde 07 de março, no dia em que se resolveu o impasse em torno do funeral de um homem que morreu infetado com covid-19.

A família do homem de 46 anos contestava que este fosse enterrado num cemitério preparado para vítimas da covid-19, em Metinaro, arredores de Díli, reclamando que o homem tinha morrido de outras causas e não de covid-19.

O líder histórico timorense Xanana Gusmão associou-se ao protesto da família e manteve-se mais de oito horas à porta do centro de isolamento Vera Cruz, na capital timorense, onde o paciente faleceu.

Uma solução de compromisso terá sido encontrada depois de uma nova negociação neste local entre Xanana Gusmão e um dos responsáveis da Sala de Situação do CIGC, o comodoro Pedro Klamar Fuik, o segundo elemento do centro a deslocar-se ao local.

Esta solução de compromisso, segundo explicaram à Lusa fontes do CIGC, passa por permitir que o funeral se realize no cemitério onde queria a família, mas respeitando um conjunto de regras e procedimentos sanitários.

Na sequência da polémica, o primeiro-ministro de Timor-Leste encorajou hoje os médicos “a continuarem a trabalhar, a não ficarem tristes e nem perderem a esperança porque o Governo e o Estado” estão ao lado dos profissionais de saúde.

Em comunicado, Taur Matan Ruak referiu que “esta situação está a criar sentimentos negativos de algumas pessoas contra os profissionais de saúde, sendo que algumas pessoas apedrejaram ambulâncias e não têm confiança nos médicos”, acrescentando que “esta atitude não ajuda a combater a doença” no país.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights