Sobe para 15 o número de freguesias de Lisboa com testes rápidos gratuitos

12 de Abril 2021

O plano de testagem rápida gratuita à Covid-19 de moradores das freguesias de Lisboa com maior incidência da doença passou a incluir mais cinco destas autarquias, para um total de 15, anunciou esta segunda-feira o presidente da Câmara.

Na rede social ‘Twitter’, Fernando Medina anunciou hoje que o plano se estendeu aos moradores das freguesias de Alcântara, Avenidas Novas, Belém, Campo de Ourique e Misericórdia.

O plano funciona também, desde 31 de março, nas freguesias de Ajuda, Alvalade, Arroios, Estrela, Marvila, Olivais, São Vicente, Santa Clara, Santa Maria Maior e Santo António.

Quando o plano foi iniciado, Fernando Medina tinha alertado que mais freguesias poderiam entrar ou sair da lista de testagem gratuita à medida que registasse uma relação de casos de Covid-19 superior ou inferior a 120 por 100 mil habitantes.

O programa destina-se aos moradores com mais de 16 anos destas 15 freguesias, que podem fazer dois testes rápidos à Covid-19 por mês nas farmácias aderentes.

A iniciativa pretende identificar casos de covid-19 de forma mais rápida e assim ajudar a conter a pandemia.

Se um teste for positivo, a farmácia aderente reporta o caso detetado no SINAVE, o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.

A marcação pode ser feita presencialmente nas farmácias aderentes, que podem ser consultadas Aqui, ou através do número 1400.

Segundo a lista de farmácias no site da autarquia, hoje eram 83 as farmácias disponíveis para testagem nas 24 freguesias lisboetas.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.937.355 mortos no mundo, resultantes de mais de 135,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.916 pessoas dos 827.494 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights