Cabo Verde com mais 121 infetados e três mortos em 24 horas

13 de Abril 2021

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 121 infetados pelo novo coronavírus, e três mortos, nas últimas 24 horas, elevando para 19.231 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 835 amostras desde segunda-feira, com uma taxa de positividade global para o novo coronavírus de 14,5% e com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 12 infetados (em 143 amostras) com covid-19, contando agora com 679 casos ativos.

A capital cabo-verdiana registou ainda duas mortes por complicações associadas à doença desde segunda-feira.

Cabo Verde tem registado valores máximos diários de novos infetados consecutivos na última semana, com 191 casos em 31 de março, 208 em 08 de abril e 207 nos dias 09 e 10 de abril, muito acima dos máximos anteriores, de 159 casos, em 11 de outubro de 2020.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados nas últimas 24 horas casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Cruz (três), São Salvador do Mundo (três) e São Lourenço dos Órgãos (três), neste caso também com uma morte por complicações associadas à covid-19.

Ainda segundo os dados de hoje do Ministério da Saúde, na ilha do Sal, novo foco da pandemia no arquipélago, foram confirmados seis novos infetados em 24 horas (em 34 amostras), contando agora com 309 casos ativos.

Foram ainda confirmados casos de covid-19 nas ilhas de São Nicolau (36), São Vicente (27), Santo Antão (23), Boa Vista (sete) e Fogo (um).

Devido ao crescente aumento do número de casos nas últimas semanas, sobretudo na Praia, e com o país na segunda semana de campanha para as eleições legislativas de 18 de abril, o Governo cabo-verdiano anunciou um reforço da fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção para travar a transmissão da covid-19, nomeadamente de aglomerações nas praias, festas privadas e uso de máscaras.

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, afirmou na segunda-feira, pela terceira vez em menos de duas semanas, que é preciso um reforço efetivo da fiscalização às medidas de prevenção à transmissão da covid-19 e não apenas o seu anúncio, devido ao aumento de casos da doença.

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença em Cabo Verde 88 infetados, subindo para 187 o acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19 e seis por causas externas.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 19.231 casos do novo coronavírus, desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro infetado no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista hoje 1.543 casos ativos de infeção – contra cerca de 300 no início de março – e soma 17.487 considerados recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.947.319 mortos no mundo, resultantes de mais de 136,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

A formação da opinião está a ser comandada por algoritmos

O advogado Adolfo Mesquita Nunes afirma, em entrevista à Lusa, que o processo de formação de opinião já não está a ser mediado por jornais, televisão ou amigos, mas por algoritmos, ou seja, tornou-se mais passivo.

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights