Governo alemão aprova endurecimento das restrições, pela primeira vez poderá ser imposto recolher noturno em todo o país

13 de Abril 2021

O Governo alemão aprovou esta terça-feira em Conselho de Ministros um endurecimento da lei de proteção contra infeções, permitindo-lhe agora impor restrições de forma uniforme em todo o país para melhor combater a pandemia do novo coronavírus.

Essa mudança na lei confere ao Governo federal maiores poderes sobre as regiões, após o aumento da tensão nos últimos tempos entre os dois níveis de poder governamental.

Até agora, medidas para combater o novo coronavírus foram decididas entre o Governo e os Länder (Estados federados), que são responsáveis pelos assuntos de saúde em virtude do federalismo alemão.

Este projeto hoje aprovado em Conselho de Ministros mas que ainda não foi ratificado pelo Bundestag (parlamento), prevê que se a incidência (semanal) dos contágios for superior a 100 por cada 100 mil habitantes por três dias, o poder Federal imporá o recolher noturno, pode reduzir os contactos entre pessoas ou o encerramento do comércio considerado não essencial, disse a chancelaria à agência de notícias AFP.

Acima de 100 contágios, as escolas só aceitarão alunos testados duas vezes por semana e terão que encerrar quando a taxa de incidência ultrapassar os 200.

É também a primeira vez que o recolher noturno poderá ser imposto em todo o país automaticamente, na tentativa de conter a onda pandémica.

As demais medidas confirmam as restrições já existentes desde o final de 2020 no país.

Esta lei é uma vitória para a chanceler Angela Merkel, uma defensora de uma linha rígida de combate ao vírus. Até agora, a chanceler alemã teve de chegar a um acordo com certos responsáveis regionais, que aplicaram com mais ou menos zelo as decisões tomadas com a sua aprovação.

Embora a Alemanha tenha administrado bem a primeira onda pandémica na primavera passada, está a lutar para conter a segunda no outono e agora a terceira, marcada pela chegada de variantes mais contagiosas.

Hoje, a incidência de contágios numa semana foi de 140,9 para todo o território alemão, onde 10.810 novas infeções e 294 mortes foram registadas nas últimas 24 horas, segundo o Instituto Robert Koch (RKI).

No início da semana, o país ultrapassou o limite simbólico de três milhões de casos de Covid-19 desde o início da pandemia.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2,93 milhões de mortos no mundo, resultantes de mais de 135,9 milhões de casos de infeção.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights