PSD pede audição urgente da Comissão Técnica de Vacinação no parlamento

13 de Abril 2021

O PSD pediu a audição urgente da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 no parlamento para que sejam dados esclarecimentos aos deputados sobre eventuais atualizações do plano.

O requerimento do PSD, hoje divulgado, pede que a audição seja realizada de forma conjunta “com a urgência possível” na Comissão de Saúde e na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

“O Plano de Vacinação contra a covid-19 entrou, esta semana, na 2.ª fase de vacinação e os critérios de prioridade terão sofrido atualizações, de acordo com o que tem vindo a ser comunicado na imprensa. Contudo, não consta de nenhuma norma da Direção Geral de Saúde (DGS) qualquer referência a novos critérios, novas prioridades ou sequer alteração de patologias consideradas prioritárias”, justificam os sociais-democratas.

O PSD acrescenta que “também não é do conhecimento público nenhuma versão atualizada do plano de vacinação contra a covid-19 onde os critérios em vigor estejam identificados, nem tampouco a informação dada pela Direção geral de Saúde de que a vacina da AstraZeneca teria um limite inferior de idade para ser ministrada”.

“Apesar da ausência de informação formal, alguns dos critérios parecem já ter sofrido alterações. O que poderá não acontecer de forma homogénea se a comunicação não for clara e transparente entre os vários agentes envolvidos”, advertem.

Em Portugal, morreram 16.918 pessoas dos 827.765 casos de infeção confirmados pelo coronavírus que causa a Covid-19, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights