Teste diagnostica Covid-19 através da saliva

13 de Abril 2021

O Grupo Germano de Sousa disponibiliza testes de diagnóstico da Covid-19 por amostras de saliva. Teste mantém tecnologia de análise do testes molecular PCR, “numa única amostra é possível detetar a presença do vírus, identificar as estirpes e dosear a presença de anticorpos”.

De acordo com o laboratório “a saliva é uma boa amostra biológica para o diagnóstico laboratorial da Covid-19, dado que as partículas de SARS-CoV-2 na saliva podem resultar da migração de células infetadas do trato respiratório inferior e superior ou de infeção da cavidade oral, principalmente da língua.”

Este teste poderá representar uma mais-valia no aumento da testagem em massa na medida em que o procedimento é “pouco invasivo e bastante simples”. O Grupo Germano de Sousa explica que para a realização deste teste é facultado um kit individual que contém um tubo para onde o paciente deve expelir saliva para dentro do recipiente.

Para além de da recolha da amostra ser “bastante útil no caso de pacientes mais sensíveis ao recurso da zaragatoa, como idosos e crianças”, o procedimento “diminui o risco de disseminação de gotículas, contribuindo para a segurança de todos.”

O grupo garante que o teste por amostras de saliva “mantem a mesma técnica de análise do teste molecular (RT-PCR) e numa única amostra é possível detetar a presença do vírus, identificar as estirpes e dosear a presença de anticorpos.”

O teste pode ser realizado nos Centros Covid-19 do Grupo Germano de Sousa, cuja listagem pode ser consultada Aqui.

O laboratório Germano de Sousa considera que esta nova solução reforça o seu compromisso no combate à pandemia.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights