Israel homenageia presidente da Pfizer nas comemorações do dia da independência

15 de Abril 2021

Israel homenageou na quarta-feira o presidente executivo da Pfizer, durante as comemorações do Dia da Independência, agradecendo a parceria que ajudou o país a realizar uma das mais bem-sucedidas campanhas de vacinação do mundo contra a covid-19.

O líder da farmacêutica norte-americana, Albert Bourla, gravou uma mensagem de agradecimento em vídeo, que foi transmitida pela televisão estatal a propósito das celebrações.

“Juntos estamos a demonstrar que, através da vacinação maciça, podemos derrotar a pandemia e ajudar a salvar vidas”, disse Bourla, um filho de judeus gregos sobreviventes do holocausto.

O líder da Pfizer foi mesmo convidado a comparecer nas celebrações do Dia da Independência, como representante da diáspora judaica, mas não pôde comparecer.

Em resposta a uma forte pressão conduzida pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Bourla concordou em fornecer ao país vacinas da Pfizer/BioNTech suficientes para inocular 9,3 milhões de pessoas.

Em troca, Israel aceitou partilhar com a Pfizer os dados relativos à sua campanha de vacinação.

Israel vacinou mais de três quartos da sua população adulta em apenas três meses e as taxas de infeção caíram a pique, permitindo ao país reabrir a sua economia nas últimas semanas.

Embora seja alvo de críticas por não partilhar uma maior percentagem das suas provisões de vacinas com a Palestina, a campanha de vacinação de Israel é amplamente reconhecida como um sucesso.

“Mostrámos que existe um caminho de volta para a normalidade e isso é, sem dúvida, algo que o mundo inteiro pode comemorar”, acrescentou Bourla.

O vídeo do presidente da Pfizer foi exibido durante as comemorações no Monte Herzl, numa cerimónia que contou com atuações musicais e com o acendimento de tochas simbólicas por pessoas reconhecidas pelos seus contributos para a sociedade.

As celebrações ao final da tarde iniciaram a transição do Dia da Memória de Israel, que homenageia os soldados mortos e vítimas de ataques extremistas, para a festa em torno do 73.º aniversário da independência de Israel.

Os festejos prosseguem na quinta-feira, dia em que milhões de israelitas se dirigem às praias e parques para piqueniques e churrascos e a Força Aérea realiza voos de exibição por todo o país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights