Testagem massiva da população da Madeira arranca em 26 de abril

15 de Abril 2021

A testagem massiva da população do arquipélago da Madeira contra a Covid-19 será iniciada em 26 de abril, anunciou esta quinta-feira o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos.

“A partir de 26 de abril começamos a testagem massiva da população da Região Autónoma da Madeira com a colaboração das farmácias de comunidade, projeto que vai ser apresentado em 23 de abril”, revelou o governante durante a visita que hoje efetuou ao Centro de Vacinação de Santa Cruz, no Porto Novo, onde serão vacinadas 470 pessoas na faixa etária superior aos 70 anos.

Pedro Ramos adiantou ainda que a testagem será feita a partir dos 16 anos e de 14 em 14 dias em conformidade com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), tendo também anunciado que na próxima segunda-feira a região irá receber 17.550 novas doses de vacina da Pfizer.

Apesar dos contratempos com as vacinas da AstraZeneca e da Johnson, Pedro Ramos considerou que o processo “está a correr como o esperado”.

O Governo Regional revelou na segunda-feira que mais de 60 mil vacinas contra a Covid-19 foram já administradas no arquipélago da Madeira.

“Até ao dia 11 de abril, foram administradas na Região Autónoma da Madeira (RAM) 60.014 vacinas contra a covid-19, desde o dia 31 de dezembro de 2020”, diz uma nota de imprensa então divulgada pela Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil (SRSPC), realçando que “as pessoas vacinadas integram os grupos prioritários definidos no Plano Regional de Vacinação contra a covid-19 na RAM, de acordo com a alocação das vacinas à região”.

Do número total de vacinas administradas (60.014), 41.844 correspondem a administração da primeira dose e 18.170 foram segundas doses da vacina, o que, para a SRSPC, “significa que 7.1% da população residente tem já a vacinação completa e 16.5%, 1 dose da vacina”.

Na última semana, foram administradas 11.512 vacinas, facto que representa para a autoridade de saúde regional, “o maior número de vacinas administradas ao fim de sete dias, até à data”.

O Plano Regional de Vacinação contra a Covid-19 estabelece três fases, a começar pelos grupos prioritários, ao que se seguem as pessoas com comorbilidades e, depois, o resto da população.

A estimativa aponta para que sejam vacinadas 50 mil pessoas na primeira fase, outras 50 mil na segunda fase e, por fim, 100 mil pessoas, tendo sido estabelecida a meta de atingir 70% da população (cerca de 260 mil habitantes) da região até final de setembro.

Segundo a Direção Regional de Saúde (DRS), a Madeira registava até ao final de quarta-feira, 8.667 casos confirmados de Covid-19, 8.282 recuperações, 71 óbitos associados à doença e 314 situações ativas, das quais 22 são importadas e 292 de transmissão local.

Em Unidades Polivalentes no Hospital Dr. Nélio Mendonça, estão hospitalizadas sete pessoas, mas nenhuma na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à Covid-19.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.974.651 mortos no mundo, resultantes de mais de 138,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.933 pessoas dos 829.358 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights