Eurodeputados do BE e PCP insistem no levantamento das patentes das vacinas

16 de Abril 2021

Os eurodeputados do BE, Marisa Matias, e do PCP, João Ferreira, insistiram esta sexta-feira no levantamento das patentes das vacinas contra a Covid-19, em resposta a Pedro Silva Pereira (PS), que criticou “a ligeireza” da questão.

Num debate sobre o futuro da Europa, Silva Pereira começou por apontar a iniciativa de aquisição comum de vacinas pela Comissão Europeia como “muito positiva” e por atribuir os “percalços” que se verificaram na estratégia de vacinação da União Europeia ao “incumprimento dos contratos” pelas farmacêuticas e à “incapacidade industrial de produção de vacinas”.

Neste contexto, o eurodeputado socialista criticou “a ligeireza com que alguns falam da ideia de expropriar patentes ou direitos de propriedade intelectual” das vacinas contra a Covid-19, suscitando a reação de Marisa Matias e de João Ferreira.

“A questão da patente tem de ser colocada. O Pedro Silva Pereira disse que era uma questão leviana. Não é uma questão leviana, é uma questão central. Estamos a falar de uma urgência sanitária como conhecemos poucas”, frisou Marisa Matias.

A eurodeputada bloquista defendeu que “não há nenhuma razão” para não se levantarem as patentes neste caso, “sobretudo quando o investimento é maioritariamente público”.

João Ferreira insistiu também na abertura das patentes, criticando o facto de “a invenção [das vacinas] ficou do lado dos consórcios farmacêuticos”, sendo “totalmente privada”, apesar de as mesmas terem sido pagas “com recursos públicos”

“Este era o momento para abrir a patente”, vincou o parlamentar comunista, acrescentando que “há apenas uma justificação” para não o fazer, que é o facto de a UE estar “a fazer prevalecer sobre a defesa da saúde pública, sobre a defesa do interesse das populações e dos Estados-membros, o interesse de meia dúzia de consórcios de grandes multinacionais farmacêuticas”.

Para João Ferreira, este é também “o tempo de, em lugar de transportar querelas geopolíticas para esta discussão, se estabelecerem laços de cooperação com outros países na produção de vacinas que estão desenvolvidas”, referindo-se, por exemplo, à vacina Sputnik V, da Rússia, que tem vindo já a ser administrada por alguns países da UE, como a Hungria.

“Isto não é feito à margem do procedimento de aprovação e colocação no mercado de medicamentos que existe na UE, ou seja, não é feito contra a legislação europeia”, elucidou, sublinhando que esta aprovação nacional “é uma possibilidade” que deve ser tida em conta pelos Estados-membros.

Os eurodeputados participaram hoje na videoconferência “Lisbon Talk: Sobre o Futuro da Europa”, organizada pelo Clube de Lisboa, em parceria com o Parlamento Europeu e com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF) e da Câmara Municipal de Lisboa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights