Vacinados em casa doentes acamados do distrito de Bragança

19 de Abril 2021

Os doentes acamados do distrito de Bragança estão a ser vacinados em casa por equipas da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que identificou 273 pessoas nesta condição, informou esta segunda-feira aquela entidade.

De acordo com os dados avançados em comunicado, na área de abrangência da ULS do Nordeste, que corresponde ao distrito de Bragança, “foram referenciadas 273 pessoas acamadas para vacinação contra a covid-19, das quais já se encontram vacinadas, até à data, 163”.

As equipas dos centros de saúde estão a deslocar-se ao domicílio destes doentes para administrar a vacina, possibilitando “assim que pessoas dependentes e com dificuldades acrescidas de mobilidade possam receber a vacina no conforto do seu lar, atendendo às suas necessidades e constrangimentos específicos”.

A ULS do Nordeste explica que “o processo de vacinação domiciliária começa com o agendamento prévio, sendo as marcações efetuadas de modo a evitar o desperdício de doses”.

No dia e hora marcados, a equipa de vacinação, constituída por um profissional de medicina e um profissional de enfermagem, desloca-se a casa do utente para a administração da vacina, segundo a fonte.

“Após a inoculação, a equipa aguarda 30 minutos, em vigilância, de modo a garantir uma resposta pronta, no caso de surgir alguma eventual reação à vacina, e segue então caminho para a vacinação noutro domicílio”, acrescenta.

As equipas de vacinação da ULS do Nordeste continuam também a vacinar, de acordo com o plano nacional de vacinação, os utentes desta região nos diversos Centros de Vacinação em funcionamento com a colaboração das respetivas câmaras municipais.

No distrito de Bragança foram administradas, até sexta-feira, 48.659 mil vacinas contra a Covid-19, o que significada que perto de 40% da população já recebeu, pelo menos, uma dose.

O número de pessoas com a vacinação completa, ou seja, com duas doses, é de 14.430, que corresponde a 11,5% dos cerca de 125 mil habitantes da região.

A ULS do Nordeste “recomenda aos utentes que aguardem com tranquilidade o contacto dos serviços de saúde para a toma da vacina”.

Alerta ainda para que depois da administração da vacina “continuem a ser adotadas as medidas de prevenção da covid-19, nomeadamente o uso de máscara, o distanciamento físico, a higienização das mãos e as regras de etiqueta respiratória”.

O distrito de Bragança registava, no último boletim oficial das autoridades de saúde, datado de sexta-feira, 58 casos de infeção ativos pelo novo coronavírus, sendo que metade dos 12 concelhos não tinha qualquer ocorrência.

O concelho de Mirandela tinha 25 casos, o de Miranda do Douro 12, Bragança 11, Vinhais cinco, Macedo de Cavaleiros quatro e Vila Flor um.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights