Dinamarca “empresta” 55 mil vacinas da AstraZeneca à Alemanha

21 de Abril 2021

A Dinamarca anunciou esta terça-feira que ia “emprestar” 55 mil doses da vacina da AstraZeneca ao Estado alemão vizinho Schleswig-Holstein, depois de a ter retirado do seu programa de vacinação, por receio dos efeitos secundários.

“Depois de um pedido do ministro-presidente do Schleswig-Holstein, o governo decidiu colocar 55 mil doses da vacina AstraZeneca à disposição das regiões fronteiriças”, declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros dinamarquês, em comunicado.

“As doses serão restituídas segundo um calendário que foi acordado”, acrescentou-se.

A Dinamarca é o primeiro país europeu a ter anunciado, na semana passada, o abandono da vacina da AstraZeneca contra o novo coronavírus, justificando a escolha radical pelos efeitos secundários “raros”, mas “graves”, apesar da autorização do regulador europeu e da Organização Mundial da Saúde para a sua utilização.

O país nórdico continua a sua campanha de imunização apenas com as vacinas Pfizer/BioNTech e Moderna e indicou que poderia reintroduzir a vacina da AstraZeneca, “se a situação mudar”.

O país tem um ‘stock’ de 200 mil doses da AstraZeneca.

A Alemanha, que recomendou a AstraZeneca para as pessoas com mais de 60 anos, está a confrontar-se com uma terceira vaga de infeções com o novo coronavírus.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

Cabo Verde quer comunidades a liderar luta contra a Sida

Cabo Verde quer reforçar a prevenção, diagnóstico, comunicação e informação e ter as comunidades a liderar a luta contra o VIH-Sida, cuja taxa de prevalência mantêm-se nos 0,6%, com média de 400 casos anuais, disseram hoje fontes oficiais

Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights