Homem nos Cuidados Intensivos após mordedura de víbora cornuda em Constância

21 de Abril 2021

Um homem de 60 anos foi hoje internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital de Abrantes em estado grave, mas estável, depois de ter sido mordido por uma víbora-cornuda, na aldeia de Santa Margarida, Constância.

Em declarações à Lusa, o comandante dos bombeiros voluntários de Constância (Santarém), Marco Gomes, adiantou que na terça-feira foi dado um alerta de socorro para um homem que “andava a arrancar ervas e a cuidar do jardim” quando foi mordido por uma cobra num braço.

O homem, acrescentou Marco Gomes, foi transportado ao Hospital de Abrantes, “com muitas dores e grande inchaço”, para acompanhamento médico e vigilância previsível de 72 horas.

Sem adiantar pormenores, fonte hospitalar confirmou à Lusa que o estado de saúde do homem, que ficou na terça-feira internado na enfermaria daquela unidade hospitalar do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) em acompanhamento e observação da evolução clínica, agravou-se hoje, tendo sido “internado nos cuidados intensivos”.

Ainda segundo o comandante dos bombeiros voluntários de Constância, após análise da espécie e registo fotográfico de cobra, abatida no local, e depois de chamado o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), “chegou-se à conclusão que era uma víbora-cornuda, uma espécie não muito habitual na zona, sendo o seu ‘habitat’ em serras e zonas mais rochosas e que habitualmente não ataca se não se sentir ameaçada”.

“O homem, ao estar a arrancar as ervas no jardim de sua casa, deve ter tocado na cobra e esta atacou, sentindo-se ameaçada”, disse, acrescentando que se tratava de um ‘exemplar juvenil’, com cerca de 15 centímetros.

Marco Gomes adiantou ainda que “as víboras cornudas têm em média 50 centímetros na idade adulta” e que nunca tinha acontecido um caso de mordidela com estas cobras na zona.

O comandante dos bombeiros voluntários alertou, por isso, para a importância dos cuidados a ter aquando de uma mordidela deste género ou uma picadela de uma abelha, “situações que podem causar um choque anafilático” devido ao veneno tóxico na corrente sanguínea.

“Quando acontece uma situação destas o melhor é a pessoa manter a calma, não se enervar e evitar mexer-se para não espalhar o veneno no corpo e ser imediatamente assistido, sendo que, excecionalmente, pode representar risco de vida, nomeadamente em crianças”, notou.

A víbora-cornuda tem uma cabeça triangular com um apêndice na zona nasal, o que levou a serem denominadas por cornudas. Tem predominância em Portugal e Espanha e os efeitos da sua mordidela podem durar de um a três dias. A Organização Mundial de Saúde aconselha vigilância durante 72 horas após a ocorrência.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto “Com a Saúde Não Se Brinca” foca cancro da bexiga para quebrar estigma

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde lançou uma nova temporada do projeto “Com a Saúde Não Se Brinca” dedicada ao cancro da bexiga. Especialistas e doentes unem-se para combater o estigma em torno dos sintomas e alertar para a importância do diagnóstico atempado desta doença, que regista mais de 3.500 novos casos anuais em Portugal.

Maria Alexandra Teodósio eleita nova Reitora da Universidade do Algarve

O Conselho Geral da Universidade do Algarve elegeu Maria Alexandra Teodósio como nova reitora, com 19 votos, numa sessão plenária realizada no Campus de Gambelas. A investigadora e atual vice-reitora, a primeira mulher a liderar a academia algarvia, sucederá a Paulo Águas, devendo a tomada de posse ocorrer a 17 de dezembro, data do 46.º aniversário da instituição

Futuro da hemodiálise em Ponta Delgada por decidir

A Direção Regional da Saúde dos Açores assegura que nenhuma decisão foi tomada sobre o serviço de hemodiálise do Hospital de Ponta Delgada. O esclarecimento surge após uma proposta do BE para ouvir entidades sobre uma eventual externalização do serviço, que foi chumbada. O único objetivo, garante a tutela, será o bem-estar dos utentes.

Crómio surge como aliado no controlo metabólico e cardiovascular em diabéticos

Estudos recentes indicam que o crómio, um mineral obtido através da alimentação, pode ter um papel relevante na modulação do açúcar no sangue e na proteção cardiovascular, especialmente em indivíduos com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes. Uma meta-análise publicada na JACC: Advances, que incluiu 64 ensaios clínicos, revela que a suplementação com este oligoelemento está associada a melhorias em parâmetros glicémicos, lipídicos e de pressão arterial, abrindo caminho a novas abordagens nutricionais no combate a estas condições

Alzheimer Portugal debate novos fármacos e caminhos clínicos em conferência anual

A Conferência Anual da Alzheimer Portugal, marcada para 18 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai centrar-se no percurso que vai “Da Ciência à Clínica”. Especialistas vão analisar os avanços no diagnóstico, novos medicamentos e a articulação entre cuidados de saúde e apoio social, num evento que pretende ser um ponto de encontro para famílias e profissionais

Bayer anuncia redução significativa de marcador renal com finerenona em doentes com diabetes tipo 1

A finerenona reduziu em 25% o marcador urinário RACU em doentes renais com diabetes tipo 1, de acordo com o estudo FINE-ONE. Este é o primeiro fármaco em mais de 30 anos a demonstrar eficácia num ensaio de Fase III para esta condição, oferecendo uma nova esperança terapêutica. A segurança do medicamento manteve o perfil esperado, com a Bayer a preparar-se para avançar com pedidos de aprovação regulatória.

Hospital de Castelo Branco exige reclassificação na referenciação pediátrica

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco discorda da sua classificação como Hospital de Nível IB na proposta da Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria. A instituição alega que a categorização não reflete a sua capacidade assistencial e já solicitou formalmente uma reclassificação para Nível IIA, invocando uma estrutura pediátrica consolidada e uma oferta diferenciada.

Bupa avança em Portugal com primeira clínica dentária em Gaia

A Bupa inaugurou a sua primeira clínica dentária em Portugal, no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia. Com sete gabinetes e tecnologia de ponta, como TAC e scanner intraoral, a abertura marca a expansão do grupo no mercado português, que até agora se dedicava aos seguros de saúde. Iñaki Peralta, CEO para Europa e América Latina, destaca a aposta num modelo de cuidados inovador e personalizado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights