Sindicatos da Madeira exigem “apoios urgentes” à manutenção do emprego

22 de Abril 2021

O coordenador da União dos Sindicatos da Madeira (USAM), Alexandre Fernandes, disse esta quinta-feira que é necessário criar "apoios urgentes" à manutenção do emprego, sublinhando que a situação social decorrente da pandemia de Covid-19 é "extremamente difícil".

“Os poucos apoios direcionados para os trabalhadores, como o ‘lay-off’, não têm servido para garantir efetivamente os postos de trabalho”, alertou.

Alexandre Fernandes falava durante uma iniciativa de distribuição de panfletos alusivos à comemoração do 1.º de Maio, promovida pela USAM, no Funchal, que este ano integram uma marcha entre a Assembleia Legislativa da Madeira e o Jardim Municipal, onde terão lugar intervenções de dirigentes sindicais.

“A situação social é extremamente exigente, extremamente difícil, o desemprego aumenta e as perspetivas não são animadoras”, declarou, reforçando: “A alternativa dos trabalhadores é lutar, vir para a rua e dizer que estão vivos, dizer que há direitos e deveres que têm de ser garantidos.”

Os dados oficiais indicam um aumento de 30,4% do desemprego na Região Autónoma da Madeira entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, atingindo cerca de 20.300 pessoas, mas a USAM, organização que integra cerca de 80% das estruturas sindicais do arquipélago, estima que o número real de desempregados seja superior a 30 mil.

“Temos todo o setor dos trabalhadores precários e a economia informal que não estão integrados nas estatísticas do desemprego”, disse, alertando, por outro lado, para as “ameaças de despedimentos coletivos” ao nível dos setores do turismo e do comércio.

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional da Saúde, o arquipélago da Madeira, com cerca de 260 mil habitantes, regista 272 casos ativos de Covid-19, num total de 8.789 confirmados desde o início da pandemia, e 71 óbitos associados à doença.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.046.134 mortos no mundo, resultantes de mais de 142,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.952 pessoas dos 832.255 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights