Tondela avança para terceira fase de apoios ao comércio e serviços

22 de Abril 2021

O município de Tondela anunciou esta quinta-feira uma terceira fase de apoios ao comércio e aos serviços, durante a qual deverão ser investidos cerca de 50 mil euros para minimizar os impactos negativos da pandemia na economia do concelho.

Em conferência de imprensa, o presidente da autarquia, José António Jesus, explicou que, até 15 de maio, poderá ser pedido um apoio que “vai até 50% do valor da renda” referente a janeiro, fevereiro e março de estabelecimentos comerciais, serviços e retalho, com um limite por mês de 200 euros.

O autarca acrescentou que será dado “igual apoio para aqueles que, no passado, recorreram à banca para adquirirem o imóvel onde desenvolvem a atividade comercial”, por dois meses e dentro do mesmo limite.

“São medidas muito direcionadas para fomentar a resiliência e, mais do que isso, para encorajar a permanência da atividade comercial, dos serviços e da dinâmica do nosso concelho”, frisou.

Na primeira fase (lançada em abril), o município deu apoios no valor de 34.344,48 euros e, na segunda (em novembro), de 34.191,97 euros.

José António Jesus disse que, atendendo aos valores das três fases, mais os descontos feitos no comércio local no período do Natal, o somatório dos apoios diretos “se aproximará muito dos 150 mil euros”.

Paralelamente, o município criou a iniciativa “Todos às compras no concelho de Tondela”, direcionada para o comércio tradicional, que decorrerá até 21 de maio.

O vereador Pedro Adão explicou que, no âmbito desta iniciativa, “nas compras de valor igual ou superior a 10 euros é atribuído um ‘voucher’ de desconto de 10%”.

“Para compras iguais ou superiores a 20 euros, além do desconto, vai ter direito a um cupão que resultará num sorteio a realizar a 04 de junho”, referiu o vereador, acrescentando que, entre os prémios, estão descontos de 100 euros no comércio local e de 40 euros nos restaurantes.

A Câmara de Tondela tem ainda em curso a criação de uma plataforma de apoio ao comércio local, que visa agrupar os empresários do concelho.

Segundo José António Jesus, apesar da pandemia, “felizmente, na atividade industrial não há sinais que sejam muito preocupantes” no concelho de Tondela.

Ainda que algumas empresas tenham tido “momentaneamente alguma fase de ‘lay-off’, que depois rapidamente foi ultrapassada, de uma forma geral, não há constrangimentos significativos”, afirmou.

No seu entender, esta situação tem a ver com o facto de muitas das empresas do concelho serem multinacionais e estarem ligadas ao setor farmacêutico e automóvel, encontrando-se algumas até em expansão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights