Abrem inscrições para curso de investigação clínica em medicina interna

23 de Abril 2021

O Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI) da SPMI acaba de anunciar a abertura de inscrições para o “Curso de Investigação Clínica em Medicina Interna – Como desenvolver um Projeto de Investigação Clínica”. O curso, em formato b-learning, será composto por três módulos presenciais a realizar nos dias 22 e 29 de maio e 12 de junho em Braga.

De acordo com uno Bernardino Vieira, Coordenador do FORMI, “esta formação, com certificação DGERT, a par de conceitos básicos de Epidemiologia, vai abordar questões éticas e de aplicabilidade da investigação clínica à realidade portuguesa e os fundamentos para a utilização de ferramentas em investigação, procurando que os conceitos ministrados se adaptem a um projeto de investigação clínica concreto, que será desenvolvido, em grupos, pelos formandos”.

A coordenação do curso estará a cargo de José Mariz, Andreia Vilas-Boas e Nuno Bernardino Vieira e, conta ainda com Nadine Santos e Firmino Machado como formadores convidados.

Para além desta equipa de formadores, o curso terá ainda um painel de peritos para a avaliação dos projetos de investigação apresentados.

O curso terá uma duração de 80 horas, 24 presenciais, 32 em e-learning e 24 em projeto de investigação e é da responsabilidade do Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna e insere-se no Plano Anual de Formação do FORMI.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights