Bélgica vai administrar vacina da AstraZeneca a maiores de 41 anos

24 de Abril 2021

 As autoridades belgas decidiram reservar a vacina da AstraZeneca para pessoas com mais de 41 anos e administrar a vacina de Janssen sem limite de idade, na sequência de recentes avaliações emitidas pela Agência Europeia de Medicamentos.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês), confirmou a segurança de ambas as vacinas, não sugerindo a sua restrição a qualquer grupo etário.

A decisão da Bélgica foi acordada pelos ministros federal e regionais de saúde numa conferência interministerial, na qual também confirmaram que as pessoas inoculadas com a primeira dose da vacina AstraZeneca vão recebê-la também na segunda, independentemente da idade, noticiou o jornal francófono Le Soir, citado hoje pela agência espanhola Efe.

Anteriormente, a Bélgica apenas administrava a vacina da AstraZeneca em pessoas com mais de 56 anos.

As autoridades belgas decidiram ainda integrar mulheres grávidas no grupo prioritário para a vacinação contra a covis-19.

Na sexta-feira, a EMA destacou que os benefícios da vacinação com a AstraZeneca continuam a superar os riscos em todas as faixas etárias, embora quanto mais idade tiver a pessoa, mais claros são os efeitos da proteção,

No que diz respeito à vacina Janssen, o regulador europeu também subscreveu esta semana a sua segurança, apesar de reconhecer a sua “possível ligação” com oito casos raros de tromboembolismo, por considerar que o equilíbrio entre os benefícios e o risco da vacina continua positivo.

O uso da vacina da AstraZeneca foi restringido na maioria dos países da UE devido a casos raros de trombose relacionados com a sua aplicação, sendo as suas doses administradas apenas a pessoas com mais de 50, 55 ou 60 anos, em muitos países.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.073.969 mortos no mundo, resultantes de mais de 144,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

NR/AFP/NR/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights