UE está a organizar o envio urgente de medicamentos e oxigénio para a Índia

25 de Abril 2021

A União Europeia está a organizar o envio urgente de medicamentos e oxigénio para a Índia, que tem vindo a bater recordes de mortes e contágios durante quatro dias consecutivos, adianta hoje a Efe.

“A situação epidemiológica na Índia está a alarmar-nos. Estamos prontos a ajudar. A União Europeia (UE) está a reunir recursos para responder rapidamente ao pedido de assistência através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil”, escreveu no Twitter a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, citada pela agência de notícias espanhola.

O Comissário Europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, afirmou que o Centro Europeu de Coordenação de Resposta de Emergência “já está a coordenar os países da UE que estão prontos para enviar rapidamente medicamentos e oxigénio, urgentemente necessários” para o país.

“A União Europeia fará todos os possíveis para mobilizar assistência para apoiar o povo da Índia”, acrescentou aquele comissário, adiantando que a Índia solicitou ajuda aos países europeus.

Com 346.786 novos casos confirmados nas últimas 24 horas pelo ministério da Saúde, a Índia tem os piores dados sobre a propagação da doença no mundo, ultrapassando os Estados Unidos da América, que registaram 62.399 casos novos nas últimas 24 horas e o Brasil, com 69.105 novos casos.

Após várias semanas de “profunda deterioração” da situação pandémica, o grande país asiático passou de uma média de 300 mortes por dia para as 2.767 atingidas hoje em apenas quatro semanas, o pior número até agora.

No total, já foram registadas 192.311 mortes pelo novo coronavírus na India.

À beira de atingir 17 milhões de casos detetados, a Índia está a viver um momento crítico, com a sobrecarga das unidades de Saúde nas regiões mais afetadas e a escassez de material médico para o tratamento da infeção causada pelo novo coronavírus.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.088.103 mortos no mundo, resultantes de mais de 145,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

NR/EFE/HN/LUSUA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FMUP dá as boas-vindas aos novos estudantes

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe formalmente os novos estudantes colocados no âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, hoje dia 10 de setembro, às 11 horas.

Programa SPLIT expande tratamento personalizado da lombalgia a várias regiões do País

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Fisioterapia, que foi ontem assinalado sob a temática da lombalgia (dor lombar), a Ordem dos Fisioterapeutas, em parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), deu início à expansão do Programa SPLIT, que se encontra alinhado com o Plano Nacional de Saúde 2030, da Direção-Geral da Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights