26/04/2021 | Nacional, Notícias

Campanha “Num só Fôlego” sensibiliza para a asma dando voz aos doentes

No âmbito do Dia Mundial da Asma, a 4 de maio, a Mundipharma, a Associação Portuguesa de Asmáticos (APA) e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) vão promover uma campanha digital para sensibilizar a população.

“Num só Fôlego” é o mote da iniciativa que convida todas as pessoas que sofrem de asma a testemunharem o impacto da doença na sua qualidade de vida.

A 4 de maio, gravar um vídeo a soprar num balão e, de seguida, partilhar o impacto desta doença crónica na sua rotina é o desafio lançado a todos os doentes asmáticos portugueses na página de Facebook www.numsofolego.com.

Para além disso, algumas figuras públicas vão associar-se à campanha, gravando um vídeo semelhante, com o propósito de sensibilizar para as limitações que condicionam a vida de uma pessoa com asma.

“A dinamização desta campanha nas redes sociais ajudará a promover a consciencialização para o impacto da asma na qualidade de vida de uma pessoa e reforçar a importância de um diagnóstico precoce. Pretendemos alertar para os sintomas e incentivar mais portugueses a consultarem o médico se identificarem algum destes sinais”, diz Mário Morais de Almeida, presidente da APA.

Por seu lado, Manuel Branco Ferreira, presidente da SPAIC, sublinha que “um controlo adequado da asma permite a manutenção de uma vida normal, sem limitações. É necessário sensibilizar os doentes asmáticos para a importância da adesão à terapêutica, essencial para travar a evolução da patologia. Este tipo de iniciativas serve também para reforçar estas mensagens junto da comunidade”.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This