Áustria proíbe voos vindos da Índia e impõe quarentena a quem tenha lá estado

28 de Abril 2021

As autoridades austríacas vão proibir a partir de quinta-feira voos diretos procedentes da Índia e voos de ligação, e impor uma quarentena obrigatória a quem entre na Áustria e tenha estado naquele país asiático nos dez dias anteriores.

O objetivo das medidas é evitar a importação e disseminação da variante do SARS-CoV-2 descoberta na Índia, que está a causar grandes problemas de saúde pública no subcontinente asiático, declarou o ministro da Saúde austríaco, Wolfgang Mückstein, em declarações à agência de notícias local APA.

Uma vez que atualmente não há voos regulares entre a Áustria e a Índia, a proibição de desembarque afeta voos privados e charters, bem como possíveis conexões que poderiam contornar as restrições em outros países da União Europeia (UE), acrescentou.

Qualquer pessoa que entrar na Áustria depois de ter estado na Índia terá de cumprir dez dias de quarentena.

Austríacos e residentes no país europeu terão a possibilidade de encurtar o isolamento a partir do quinto dia com um teste de PCR negativo.

Os restantes viajantes também devem ter um teste de PCR negativo antes de iniciar a viagem.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que a variante B.1.617 do SARS-CoV-2 pode estar por trás do agravamento da situação epidemiológica na Índia, com mais de 300 mil infeções diárias, já que estudos laboratoriais mostram sinais de ser mais contagiosa e resistente a algumas vacinas e tratamentos.

A variante inclui mutações “associadas ao aumento da transmissão” e à diminuição da capacidade de neutralizar o vírus, observou a OMS num relatório.

Por outro lado, o ministro austríaco adiantou que a atual proibição, que expira no próximo domingo, de aterragem de aviões procedentes da África do Sul e do Brasil deve ser prorrogada para além dessa data.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.137.725 mortos no mundo, resultantes de mais de 148,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights