Goa entra hoje em confinamento durante quatro dias após novo recorde de casos

29 de Abril 2021

O estado indiano de Goa entra esta quinta-feira em confinamento durante quatro dias, após registar um novo recorde de casos de Covid-19, numa altura em que o país está a braços com uma devastadora segunda vaga de contágios.

A medida, que se aplica a partir das 21:00 de hoje (15:30 em Lisboa) e se prolonga até às 06:00 de segunda-feira (00:30 em Portugal continental), foi anunciada na quarta-feira pelo chefe do Governo daquele estado indiano, Pramod Sawant.

Na ordem judicial publicada no site do executivo, decreta-se o encerramento de todos os estabelecimentos não essenciais, incluindo escolas, casinos e centros comerciais, “para conter a transmissão da pandemia”, justificando a medida com “o aumento de casos de covid-19 em Goa e no resto do país”.

Os transportes públicos também serão suspensos, com os ajuntamentos públicos a serem limitados a cinco pessoas.

Em declarações durante uma conferência de imprensa, citadas pelos jornais locais, o chefe do executivo daquele estado, popular destino de férias, disse ainda que “as atividades turísticas vão parar durante quatro dias”, instando os turistas a permanecer nos hotéis.

Goa, que faz fronteira com dois dos estados mais afetados do país, Maharashtra e Karnataka, registou na quarta-feira um novo recorde de casos desde o início da pandemia, com mais de três mil infeções num só dia, numa altura em que a Índia vive uma devastadora segunda vaga de contágios, com falta de oxigénio e de camas nas hospitais nacionais.

Na terça-feira, o médico Oscar Rebello, do Hospital Healthway, em Goa Velha, Pangim, capital daquele estado, disse à Lusa que a situação atual é a pior desde o início da pandemia.

“É terrível, é um desastre”, afirmou.

Segundo o médico, apesar de “para já” não faltar oxigénio em Goa, como acontece noutros estados indianos, a afluência de doentes aos hospitais “públicos e privados” excede largamente as camas disponíveis. “Há gente em macas e cadeiras porque não têm cama”, denunciou.

A situação já tinha levado o ministro da Saúde daquele estado, Rane Vishwajit, a pedir medidas mais drásticas ao Governo, na segunda-feira.

“Chegou a altura de Goa ter um confinamento completo pelo menos durante um mês, não podemos dar-nos ao luxo de perder mais vidas”, escreveu então o ministro na rede social Twitter.

Nessa altura, o responsável do executivo, Pramod Sawant, recusou no entanto o confinamento.

Com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia está a braços com um surto sem precedentes, que já levou vários países a oferecerem ajuda ao gigante asiático, incluindo Portugal.

O país registou hoje um novo recorde mundial de contágios, com 379.257 casos nas últimas 24 horas, ultrapassando os 18 milhões de infeções desde o início da pandemia.

A Índia contabilizou ainda 3.645 mortes no último dia, um novo máximo no país.

Desde o início da pandemia, a Índia acumulou 204.832 óbitos e mais de 18,3 milhões de infeções, sendo o segundo país do mundo com mais casos, atrás dos Estados Unidos, e o quarto com mais óbitos, depois dos EUA, Brasil e México.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.137.725 mortos no mundo, resultantes de mais de 148,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights