Portugal recomenda vacina da Janssen para pessoas com mais de 50 anos

30 de Abril 2021

A vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, contra a Covid-19 vai ser administrada em Portugal apenas às pessoas com mais de 50 anos, disse esta sexta-feira o secretário de Estado da Saúde nas Caldas da Rainha.

“A vacina da Janssen estará indicada e recomendada acima dos 50 anos de idade”, disse Lacerda Sales, que falava à margem de uma visita ao hospital de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste

“A vacina vai começar a ser agora aplicada” e será hoje publicada uma norma com estas indicações, indicou.

No dia 20, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu que há uma possível relação entre a formação de coágulos sanguíneos e a vacina da Janssen, na sequência de terem sido registados oito casos de pessoas que desenvolveram coágulos sanguíneos em quase sete milhões de pessoas vacinadas nos EUA.

Um dia depois, a ministra da Saúde, Marta Temido, disse não haver qualquer restrição à utilização da vacina da Janssen em Portugal, uma vez que o plano de vacinação está atualmente focado nos mais de 70 anos.

Marta Temido disse na altura que as autoridades nacionais vão seguir as recomendações da Agência Europeia de Medicamentos e que aguardavam a análise da comissão técnica de vacinação.

Questionado sobre a vacina da Astrazeneca, o secretário de Estado da Saúde adiantou que é hoje publicada uma norma atualizada.

Lacerda Sales afirmou que Portugal segue as recomendações das organizações internacionais, nomeadamente da Agência Europeia do Medicamento, e “está preparado para fazer todos os ajustes do plano em articulação com aquilo que são as orientações das organizações internacionais”.

Sobre a administração da vacina da Pfizer a jovens, o governante adiantou que as recomendações que existem “é para [pessoas] acima dos 18 anos”.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.152.646 mortos no mundo, resultantes de mais de 149,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.974 pessoas dos 836.033 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights