PR do Brasil lamenta “número enorme de mortes” mas critica isolamento

30 de Abril 2021

O Presidente brasileiro lamentou na quinta-feira o "número enorme de mortes" provocadas pela covid-19 no país, que já ultrapassou os 400 mil óbitos, mas frisou que as medidas de isolamento social levarão a "sociedade à miséria".

“Lamentamos as mortes. Chegou a um número enorme de mortes agora aqui, não é?”, indagou Jair Bolsonaro, na sua habitual transmissão de vídeo na rede social Facebook, na qual declarou que “o coronavírus ficará para sempre”, mas que o seu Governo “não fechou o comércio, nem falou que todo o mundo tinha que ficar em casa”.

“Vamos ter que conviver com o vírus, até porque muda cada vez mais. Esperamos que não haja uma terceira vaga por aí, pedimos a Deus que não haja, mas temos que enfrentar. (…) Se continuar a política de ‘lockdown’ [confinamento obrigatório], igual à do prefeito de Araraquara [cidade em São Paulo] (…), vai levar a sociedade à miséria”, acrescentou Bolsonaro.

O Brasil ultrapassou na quinta-feira a trágica marca das 400 mil vítimas mortais (401.186) devido à covid-19, após 14 meses de pandemia no país, sendo a segunda nação com mais óbitos em todo o mundo.

O país sul-americano precisou de pouco mais de um mês (36 dias) para passar dos 300 mil aos 400 mil mortos, somando 100 mil óbitos nesse intervalo de tempo.

Em relação às infeções, o Brasil totaliza 14.590.678 casos positivos, sendo o terceiro país com mais diagnósticos de covid-19.

Entre os fatores que potenciaram o repentino aumento de mortes e casos no país estão a circulação de variantes mais infecciosas, incluindo duas de origem brasileira, conhecidas como P.1 e P.2, o relaxamento de medidas restritivas e a exaustão do confinamento.

Contudo, o próprio Presidente tem sido a principal figura do país a incitar ao desconfinamento, algo que ocorre desde o início da pandemia.

Bolsonaro, considerado um dos chefes de Estado mais céticos em relação à gravidade da doença, chegou a classificar a covid-19 de “gripezinha”, continua a censurar a adoção de medidas de isolamento social, e criticou várias vacinas, chegando a pôr em causa a eficácia das máscaras.

Essa postura levou a que fosse instalada uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado, que investigará alegadas omissões do seu Governo no combate à pandemia.

Na sua transmissão no Facebook na quinta-feira, Bolsonaro negou estar preocupado com essas investigações.

“A gente continua a trabalhar a todo o vapor. Não estamos preocupados com essa CPI”, salientou o chefe de Estado.

A transmissão ficou ainda marcada por declarações de Bolsonaro a defender a exploração de terras indígenas e a construção de uma central hidroelétrica numa reserva indígena em Roraima, pela sua intenção de visitar garimpeiros que extraem ouro, e por críticas à imprensa e a organizações não-governamentais.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.152.646 mortos no mundo, resultantes de mais de 149,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

AFP/NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights