Presidente mexicano anuncia reabertura da fronteira com EUA para breve

30 de Abril 2021

O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, afirmou esta sexta-feira que a fronteira terrestre entre o México e os Estados Unidos da América (EUA), encerrada para as deslocações não essenciais desde o início da pandemia, irá reabrir “em breve”.

Numa conferência de imprensa, o chefe de Estado mexicano foi questionado sobre o recente alerta para viajantes emitido pelos EUA, que desaconselhava deslocações ao território mexicano devido aos níveis de criminalidade em algumas regiões e à expansão da pandemia de Covid-19.

“Há um clima muito bom nas relações com os Estados Unidos”, respondeu López Obrador, indicando que na próxima semana irá falar com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, para abordar questões relacionadas com o fenómeno migratório.

Em março, e perante o número recorde de chegadas de imigrantes irregulares, sobretudo menores, à fronteira dos EUA com o México, o Presidente norte-americano, Joe Biden, encarregou a gestão deste difícil e sensível dossiê a Kamala Harris.

Na mesma resposta, o chefe de Estado mexicano avançou: “A abertura das fronteiras vai acontecer em breve, completa”.

López Obrador indicou ainda que do “lado norte-americano” também existe “a exigência de uma normalização das relações e de intercâmbios plenos”.

“[A situação] não irá prolongar-se por muito mais tempo. Vamos chegar a um acordo em breve”, concluiu o Presidente mexicano.

Em 21 de março de 2020, no início da crise pandémica, o México e os EUA encerraram as suas fronteiras para as deslocações não essenciais, ou seja, para viagens para fins turísticos e recreativos.

Este ano, em 18 de março, já em plena nova vaga migratória, o México anunciou que ia restringir o tráfego terrestre também na fronteira sul, alegando que pretendia travar a disseminação do novo coronavírus.

No dia 20 de abril, a administração Biden prorrogou, até 21 de maio, as restrições aplicadas às viagens não essenciais nas fronteiras com o México e com o Canadá, no âmbito do plano nacional para lutar contra a pandemia.

A fronteira entre o México e os EUA, que se estende por mais de três mil quilómetros, é uma das mais movimentadas do mundo, com o registo de um tráfego diário superior a um milhão de pessoas e de trocas de bens e serviços avaliadas por dia na ordem dos 1,7 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights