Primeira remessa de ajuda médica dos EUA chega à Índia

30 de Abril 2021

O primeiro carregamento da ajuda médica fornecida pelos Estados Unidos à Índia, a atravessar uma segunda vaga da pandemia da covid-19, chegou hoje à capital indiana.

Um avião militar norte-americano Super Galaxy aterrou no Aeroporto Internacional de Nova Deli, transportando a bordo mais de 400 garrafas de oxigénio e outro equipamento sanitário, incluindo cerca de um milhão de testes rápidos para detetar a covid-19.

O envio da ajuda norte-americana a partir da base militar de Travis, na Califórnia, seguiu-se a conversações esta semana entre o Presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Na quarta-feira, um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano disse que os Estados Unidos iam enviar equipamento médico avaliado em mais de 100 milhões de dólares (82,4 milhões de euros) para ajudar a Índia no combate à pandemia.

Os voos especiais, também com equipamento doado por empresas e particulares, deverão prosseguir na próxima semana.

Com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia está a braços com um surto sem precedentes, que já levou vários países a oferecerem ajuda ao gigante asiático, incluindo Portugal.

Na quinta-feira, a Índia atingiu um novo máximo mundial de contágios, com 379.257 casos da covid-19, além de 3.645 mortes, um novo máximo no país.

A explosão do número de casos, atribuída a uma variante do vírus detetada naquele país asiático, a comícios eleitorais e festivais religiosos em grande escala, sobrecarregou os hospitais, onde faltam camas, medicamentos e oxigénio.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.152.646 mortos no mundo, resultantes de mais de 149,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.974 pessoas dos 836.033 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights