Açores com 10 casos, 31 recuperados e 13 internados

1 de Maio 2021

Os Açores registaram nas últimas 24 horas dez casos de covid-19, sendo nove em São Miguel e um nas Flores, a par de 31 recuperados e 13 internados nos hospitais, segundo a Autoridade de Saúde.

De acordo com o boletim diário, nas Flores o caso agora diagnosticado “refere-se a um viajante, residente no concelho das Lajes, com histórico de viagem ao exterior da região, tendo obtido resultado positivo na análise de rastreio ao sexto dia”.

Na sequência das 1.676 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, em São Miguel, sete dos casos “resultam de transmissão comunitária e dois referem-se a viajantes, um não residente, com análise positiva no rastreio de décimo dia, e um residente, com análise positiva no rastreio para viagem inter-ilhas”.

Nos concelhos da ilha de São Miguel, na Ribeira Grande, foram registados dois casos, em Ponta Delgada três, em Vila Franca do Campo dois, e na Lagoa um novo caso, tendo sido registadas 31 recuperações, sendo 29 em São Miguel e duas em Santa Maria.

Foram extintas 200 cadeias de transmissão no arquipélago, estando internados 13 doentes: 12 no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, com um em Unidade de Cuidados Intensivos, e um no Hospital de Santo Espírito, da Ilha Terceira, em Unidade de Cuidados Intensivos, a par de 993 vigilâncias ativas.

A região conta com 199 casos positivos ativos, sendo 192 em São Miguel, quatro na Terceira, dois nas Flores e um em Santa Maria.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.903 casos positivos de covid-19 nos Açores e recuperaram da doença 4.552 pessoas. Morreram 31, saíram do arquipélago 78 e 43 apresentaram prova de cura anterior.

A ilha de São Miguel está desde as 00:00 de hoje em Estado de Calamidade Pública, com todos os concelhos em nível de Alto Risco.

As restantes ilhas estão em situação de Alerta, com todos os concelhos em nível de Muito Baixo Risco.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 29 de abril, foram administradas nos Açores 79.589 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 56.419 pessoas com 15 ou mais anos com a primeira dose (27,85% da taxa de cobertura) e 23.170 pessoas com ambas as doses (11,44% de taxa de cobertura), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou 14.048 mortos em todo o mundo nas últimas 24 horas, aumentando o número de óbitos para 3.182.408 desde que foram detetados os primeiros casos da infeção na China, em 2019, concluiu hoje o balanço da AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights